Home Estratégia Empreendedorismo 3 coisas que você precisa saber sobre os seus clientes

3 coisas que você precisa saber sobre os seus clientes

Antes de abrir um novo negócio, o empreendedor precisa conhecer seus clientes. Ter em mente quais as reais necessidades e anseios dos consumidores é uma forma de reduzir os riscos inerentes a todo empreendimento. É preciso conhecer o perfil básico do consumidor. São em sua maioria homens ou mulheres? Qual a média de idade? Aonde moram? Eles realmente têm problemas que você pode resolver? Eles conhecem as próprias necessidades?

QUAL O PERFIL BÁSICO DO SEU CLIENTE?

É extremamente importante que você conheça o perfil básico do seu cliente. Informações como sexo, idade, classe social, nível de escolaridade, etc., são fundamentais para que você possa delimitar o seu público alvo e então oferecer o produto ideal. Se são em maioria mulheres, obviamente você deverá concentrar maior esforços com produtos para este segmento. Se são em maioria jovens de classe média, você deverá investir neste nicho com estratégias diferentes. “É essencial que você tenha um perfil de cliente bem definido. Isso permite que o empreendedor se mantenha focado minimizando os erros e os riscos. O importante, é não tentar agradar todo mundo, pois inevitavelmente, você irá falhar”

QUAL O PROBLEMA QUE O SEU CLIENTE ENFRENTA?

Todos enfrentam problemas no dia-a-dia. Problemas cujas soluções não existem ou existem de forma ineficaz. Se o empreendedor identifica este problema e propõem uma solução melhor do que as existentes no mercado, então ele estará diante de uma grande oportunidade. Um dos erros mais comuns dos empreendedores de primeira viagem, é iniciar um novo negócio sem conhecer a dimensão do problema enfrentado por seu público alvo. “A questão é: como oferecer uma solução se você não conhece o problema? É como resolver uma equação aonde faltam números. Impossível.”

SEUS CLIENTES CONHECEM OS PRÓPRIOS PROBLEMAS?

Existem problemas que são comuns, gerais e conhecidos pelo cliente, como por exemplo, um consumidor com dificuldades para se locomover até o centro da cidade para fazer compras sabe que um supermercado na sua região cairia muito bem. Todavia, existem problemas mais sutis, difíceis de ser identificados  pois nem mesmo o próprio cliente sabe muito bem que eles existem. Por exemplo, provavelmente uma pessoa não sabe que paga caro por sua energia elétrica, mas se uma solução que diminui este valor surge, o consumidor então perceberá que tinha um problema. Neste caso, uma vez com o perfil básico do cliente, você precisa arriscar expondo o produto ao consumidor para que ele perceba que o problema existe.

Espero que tenham gostado deste artigo de forma que convido-te a deixar um comentário. Ficamos por aqui e até já!

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