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4 razões para não mentir para os clientes

Embora seja uma coisa, de que tão óbvia nem mereça um artigo, vários vendedores ainda insistem em um erro crucial que a médio e longo prazo pode matar qualquer empresa: mentir para o cliente.Um bom vendedor jamais deve mentir. Se a honestidade não for uma virtude, espontânea como deve ser,  que o seja por esperteza.

1) O mundo está cada vez menor

Não geograficamente, mas ideologicamente. As forças por detrás dos canais de comunicação são totalmente diferentes do que se via a poucos anos atrás. Um cliente hoje têm acesso fácil a outros concorrentes e consumidores que podem a qualquer momento, desmentir uma propaganda falaciosa.

Quer um exemplo? O fracasso da Black Friday no Brasil. Várias empresas foram acusadas e notificadas pelo Procon por inflacionar preços e enganar o consumidor com falsos descontos. Estas lojas realmente acharam que seus clientes deixariam este pequeno detalhe passar em branco?

2) Clientes cada vez mais informados sobre os seus direitos

Os clientes conhecem os seus direitos. Se a poucos anos, o código de defesa do consumidor era um artigo de luxo, as constantes campanhas de conscientização na TV e o ativismo intenso de órgãos como o PROCON, vieram a mudar esta situação facilitando o acesso a justiça;  sua empresa poderá vir a ter sérios problemas caso os seus vendedores continuem insistindo em mentir para s clientes.

3) internet e redes sociais

A internet como um todo, e mais recentemente as redes sociais, encurtaram a distância entre os consumidores.

Uma reclamação na rede, em poucos minutos, poderá atingir centenas de milhares de pessoas, muitas das quais nem conheciam a sua empresa.

É preciso tomar cuidado. Uma repercussão negativa no facebook, por exemplo, poderá rapidamente se tornar um situação fora de controle afetando de forma prejudicial a imagem da sua empresa.

4) Sua credibilidade

Assim como Roma, uma boa credibilidade não se constrói em um dia. Algumas empresas levam anos para edificar uma imagem sólida no mercado ganhando assim a confiança e respeito dos clientes, concorrentes, fornecedores e parceiros.

Acontece que da mesma forma que um incêndio destruiu Roma em tão pouco tempo, uma única “mentirinha” descoberta poderá arrasar a sua imagem em minutos.

Os funcionários passam, mas a imagem da empresa fica; será que é um risco que vale a pena correr? Deixe seu comentário sobre o assunto!

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