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6 dicas para a sua empresa lucrar mais com as liquidações de fim de ano

Após as vendas do natal, é comum que os estabelecimentos comerciais promovam liquidações de produtos sobrantes. Esta é uma ótima maneira de manter o comércio aquecido, desovar o estoque, e porque não, melhorar as suas vendas e conquistar novos clientes. Neste artigo, vamos conferir seis dicas para aproveitar melhor a liquidação, vender mais e ganhar ainda mais dinheiro.

1) Divulgue a liquidação com antecedência

Esta é a primeira regra para quem quer ganhar dinheiro com liquidação de fim de ano. Divulgue o evento com antecedência  O motivo é simples, no final do ano, as pessoas já precisam estar com o destino fixo em mente para as compras pós-natalinas, pois a concorrência costuma ser feroz neste período. Faça uso das redes sociais, considere contratar um bom profissional de design para elaborar algumas imagens criativas e virais. Se você possui um banco de dados com e-mail dos clientes, pode ser uma ótima pedida realizar alguma ação de e-mail marketing.

“Ofertas que chegam com um ar de urgência sempre conseguem trazer clientes para as lojas”

avisa Irene Dickey da faculdade de administração da Universidade de Dayton, nos EUA.

2) Verifique se o seu estoque é suficiente

É preciso ter muito cuidado ao realizar qualquer tipo de ação promocional envolvendo grandes descontos e verificar se o estoque é suficiente é a primeira cautela a ser tomada.

  • Aumente o estoque de forma proporcional ao número de pessoas que você espera em seu estabelecimento.
  • Verifique se os canais de distribuição estão adequados.  Você precisa ter certeza de que todos os seus estabelecimentos estão aptos a oferecerem a promoção. Isto inclui questões como:
    • Aonde os produtos ficarão estocados? Na própria loja ou em outro lugar?
    • Você poderá receber com conforto todos os clientes esperados?
    • Se o estoque atual se esgotar, em quanto tempo ele poderá ser reposto?
    • Qualquer outro ponto que influencie na entrega do produto ao cliente.

3) Exponha as ofertas mais atraentes à direita da entrada da loja

É uma questão de neurolinguística; temos a tendência de olhar para a direita ante de olharmos para a esquerda e  é para lá que o consumidor tende a se dirigir logo que passa pela porta. Por isso, exponha as ofertas mais atraentes logo a direita da entrada.

4) Incentive a compra por impulso

Lembre-se que seu objetivo é ganhar mais dinheiro com liquidação, por isso, você deve incentivar os seus clientes a comprarem o maior número de mercadorias possível. Para incentivar as compras por impulso, coloque itens de menor valor e sem desconto em locais estratégicos como próximos ao caixa, banheiros, móveis de descanso e nas proximidades de itens com bons descontos e que consequentemente sejam mais procurados. Apesar do preço mais baixo, esses produtos possuem uma margem de lucro maior e no balanço final ajudam a compensar a rentabilidade menor das mercadorias com descontoOs vendedores também possuem papel fundamental. Oriente seus funcionários a incentivarem os clientes a desfrutarem da promoção comprando presentes para ocasiões futuras como aniversários, dias das mães, dia dos namorados, etc.

5) Deixe claro o valor dos descontos

É muito importante que o valor dos descontos estejam bem visíveis para o consumidor, em letras claras e legíveis. Abuse das cores quentes como o vermelho e o alaranjado que possuem um efeito psicológico interessante que denota urgência e necessidade.

6) Fidelize os novos clientes

Além de uma boa forma de desovar o estoque, manter o comércio aquecido e melhorar as vendas, uma liquidação é uma ótima oportunidade de conquistar e fidelizar novos clientes. Desta forma, investir em um bom atendimento é fundamental. No fim do ano, muitas lojas costumam contratar funcionários temporários para lidar com o aumento de demanda do natal e fim de ano, mas antes de “colocar o soldado na batalha”, é importante garantir um treinamento adequado ao seu colaborador, para que os clientes saiam satisfeitos e retornem em outras ocasiões.

Concluindo…

As liquidações de fim de ano podem ser uma ótima oportunidade para aumentar as suas vendas, conquistar novos clientes e melhorar os seus lucros. É importante que a ação promocional seja divulgada com antecedência, faça uso das redes sociais e da sua base de dados para enviar e-mails marketing. Verifique se o estoque e outras questões de logísticas são suficientes para atender a nova demanda. Bom atendimento é fundamental; treine seus funcionários de forma que prestem o melhor atendimento possível e cause boa impressão aos novos clientes.

Ficamos por aqui e até já!

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