Home Estratégia Empreendedorismo 95% dos seus problemas não existem, saiba o porquê

95% dos seus problemas não existem, saiba o porquê

Provavelmente você deve estar pensando que eu devo estar louco em afirmar algo assim. Posso até ler seus pensamentos agora:

“Como esse cara pode falar isso se ele nem me conhece e não sabe o que eu passo no dia a dia para afirmar que provavelmente não tenho problema algum.”

Primeiramente vamos definir a diferença entre problema e preocupação.

Para isso vou contar uma breve história, que fará você entender melhor a diferença entre ambos.

Em uma manhã de sábado meu amigo Junior me convidou para uma pescaria em seu sítio que fica no interior do Sertão do Trombudo, bairro situado a 10 km do centro da cidade de Itapema/SC. Como gosto de pescar, aceitei de imediato, arrumei minha caixa de pesca, peguei minha vara de pescar nova que ganhei do meu tio, repelente, coloquei o chapéu de palha na cabeça, entrei no carro e me fui para o tal sítio.

Quanto à pescaria não preciso nem contar como foi, era mais papo furado e cerveja gelada do que pescaria de fato (hehehe), mas foi um dia muito divertido, consegui descontrair e fugir um pouco da “rotina”. A noite estava chegando e resolvemos ir embora, todos pegaram suas coisas e foram para casa, e eu fiquei para trás arrumando minhas coisas para ir embora.

Já era escuro quando arranquei com o carro e percebi que estava com o pneu furado. Para piorar a situação, meu celular estava sem bateria.  Minha sorte era que eu tinha um step para colocar no lugar do pneu furado, mesmo que ele estivesse “na capa da gaita”, quase aparecendo os fios de arame de tão careca que estava o tal step, mas naquela situação eu não havia do que reclamar.

Coloquei o step (pneu reserva) e fui embora.  Tinha 10 km de estrada de chão pela frente, estava escuro e meu celular sem bateria. Aqueles 10 km pareciam não ter mais fim, e o barulho dos arames arrebentando me davam um arrepio na espinha. Já me imaginava precisando caminhar no escuro até encontrar ajuda, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui chegar em casa sem maiores problemas.

Agora eu lhe pergunto o seguinte:

  • Em qual momento eu tinha um problema e em qual parte da história eu tinha uma preocupação?
  • No momento que eu percebo que o pneu está furado, é um problema ou uma preocupação?

Se você respondeu que era um problema, você acertou. O pneu furado era um problema de fato e tive de resolver.

  • E no momento em que coloquei o step careca e peguei a estrada, eu tinha um problemaou uma preocupação?

Se você respondeu que eu tinha uma preocupação você acertou, pois neste momento não havia problema e sim a preocupação de que o pneu não aguentasse e acabasse furando por estar tão careca. Eu sabia que o meu celular estava sem bateria e não conseguiria avisar ninguém para vir me socorrer, teria que caminhar no escuro até achar socorro.

Isto era uma preocupação e não um problema, por isso temos que pensar se o que temos é um problema ou uma preocupação. 95% das vezes nossos problemas são na verdade preocupações e não problemas de fato.

O problema é quando o fato já está consumado e a preocupação é uma ansiedade que criamos sobre algo que pode vir a ocorrer, mas que apenas está em nossa cabeça.

Mas fique tranquilo, pois todo problema já vem com uma solução.

Não existe problema que não tenha uma solução, a não ser a morte.

Sabendo isso, agora você pode repensar se o que você tem são realmente problemas ou apenas preocupações, e se forem preocupações, recomendo que não se deixe levar por elas, porque possuo outro dado que creio que possa lhe deixar feliz.

Existe um estudo que mostra que 95% das nossas preocupações não se tornam problemas de fato.

Espero ter lhe ajudado e gostaria de saber sua opinião sobre este assunto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...

Energização de cristais: armazenando energias positivas

Você acredita na energia que compõem os cristais? Sabe como utiliza-los e principalmente como energiza-los de maneira a recarregar os seus componentes? Veja agora...

A cura por cristais através da Cristaloterapia

Mais do que meros artigos de beleza os cristais são emissores de energia capazes até mesmo de curar doenças! Você faz uso deste método?...