Home Curiosidade A regra do chuveiro para nunca desistir de uma tarefa

A regra do chuveiro para nunca desistir de uma tarefa

A psicologia moderna diz que cerca de 80% das pessoas costumam protelar tarefas e objetivos. Se você pensar nos seus afazeres no dia-a-dia, perceberá que esta estatística não é tão absurda, pois no fundo, todos nós somos procrastinadores e pelo menos uma vez na vida, adiamos ao máximo uma tarefa importante.

Basta lembrar dos seus tempos de escola. Não importa se o professor estabelece um prazo de dois meses para a entrega de um trabalho, grande parte da turma deixará tudo para a última semana!

Quer outro exemplo? Aquela conta que vence daqui a um mês e que você ainda não pagou; ou uma ligação para aquele cliente que você ainda não fez; ou ainda uma dieta que você não começou…

Ilustrações não faltam, o difícil é saber como parar de “empurrar com a barriga” e começar a cumprir as metas que você estabeleceu. Neste artigo eu quero que conheça a regra do chuveiro, algo que vai mudar sua vida!

Imagine-se tomando um banho de água fria

Vamos fazer um pequeno exercício mental? Imagine-se acordando as seis horas da manhã, em um dia nublado e não muito quente.

Você decide tomar um banho de água fria! Isso mesmo, você liga o chuveiro, molha a ponta dos pés, a mão, e então entra com tudo sob aquela água insuportavelmente gélida.

Em um primeiro momento,  você sentirá como se toda vida estivesse deixando o seu corpo. Você irá tremer de frio, e tudo que pensará é em sair dali o mais rápido possível.

Mas depois de um tempo, as coisas vão melhorando. Você se acostuma com a água e o banho começa a ficar agradável. Três minutos depois, é como se o frio nunca tivesse existido!

Trabalhe em uma tarefa por três minutos seguidos

Lembre-se do exemplo sob o chuveiro. O mais difícil foi entrar sob a água, depois de algum tempo, você se acostumou com a situação e passou a se comprazer nela.

Quando for realizar uma tarefa, trabalhe sem interrupções durante três minutos. O mais importante é começar e não ser interrompido. Utilize um cronômetro e não desista até que marque os 180 segundos.

Em suma:

  1. Escolha uma tarefa importante.
  2. Diga para si mesmo que vai trabalhar nela.
  3. Marque três minutos em um cronômetro.
  4. Comece a trabalhar sem interrupções durantes os três minutos.

Esta regra vale para qualquer atividade como por exemplo:

  • Escrita de um relatório ou outro documento;
  • Estudos e leituras;
  • Ligar para clientes;
  • Encarar uma fila de banco;
  • Organizar uma mesa de escritório;
  • etc;

Quando você começa uma tarefa e trabalha nela durante três minutos, as chances de concluí-la aumentam consideravelmente.

Isto acontece porque seu cérebro cria um estado que a Programação Neuro Linguística chama de Quase-necessidade. Uma vez que se começa a fazer algo, sentimos a necessidade de terminar.

Concluindo…

Todas as vezes que pensar em adiar uma tarefa, lembre-se da regra do chuveiro, do banho de água fria e que o mais importante e começar.

Uma vez iniciada uma atividade, trabalhe nela durante três minutos e sem interrupções.

Deixe seu cérebro criar o estado de quase-necessidade e aumente consideravelmente suas chances de concluir as metas que você estabeleceu!

Agora, quero lhe convidar a fazer um comentário. Como você faz para concluir suas tarefas e não procrastinar?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...

Energização de cristais: armazenando energias positivas

Você acredita na energia que compõem os cristais? Sabe como utiliza-los e principalmente como energiza-los de maneira a recarregar os seus componentes? Veja agora...

A cura por cristais através da Cristaloterapia

Mais do que meros artigos de beleza os cristais são emissores de energia capazes até mesmo de curar doenças! Você faz uso deste método?...