Home Alimentação Saudavel Alfavaca: Conheça 6 usos para a planta

Alfavaca: Conheça 6 usos para a planta

As folhas de alfavaca são ótimas para temperar a comida e trazem benefícios para a saúde.

Se você costuma utilizar folhas de alfavaca no preparo de pizzas caseiras, saiba que essa planta é capaz de trazer mais vantagens além do sabor. Eficaz para o alívio de dores de cabeça e de ouvido, e até mesmo para melhorar o aspecto de aftas na boca, o tempero pode ser a solução para atenuar sintomas desagradáveis que atrapalham o dia a dia.

Chamado no meio científico de Ocimus canum sims, o vegetal pode ser cultivado na horta de casa ou encontrado em lojas de produtos naturais e fitoterápicos. Cápsulas com os principais ativos também podem ser manipuladas em farmácias. Essa é uma das opções mais práticas e fáceis para o consumo.

Benefícios da alfavaca

Ela tem ação diurética e estimulante, ajudando a emagrecer e dando aquela turbinada no desejo sexual. Também é antiespasmódica, relaxante e expectorante, sendo ideal para quem esteja com tosse ou muco acumulado. Ainda, tem função analgésica e antisséptica, o que colabora para diminuir a coceira causadas por picadas de mosquitos.

A planta pode ser aliada no combate a aftas, amigdalite, angina, bronquite, catarro, dispepsia, doenças respiratórias, espasmos, gases, gripe, resfriados, tosse e vômito. Porém, se você recorrer às folhinhas e sentir sintomas estranhos, interrompa o uso e converse com o seu médico. Não há contraindicações conhecidas, mas é sempre bom ficar de olho para possíveis alergias ou outras reações adversas.

mulher toma chá de alfavacaO chá ajuda a aliviar dores de cabeça e estimular o apetite sexual. Foto: Shutterstock

Aproveite as vantagens da planta

É importante lembrar que, apesar de vantajosa em alguns casos, a alfavaca não deve ser a sua única escolha para o tratamento de doenças. Qualquer problema de saúde deve ser acompanhado por um médico capacitado. Jamais invista em remédios fitoterápicos ou em chás e infusões sem o aval de um especialista.

A seguir, confira algumas indicações para usar a folha de alfavaca no dia a dia:

1. Para aftas

Junte as folhinhas em um pote de vidro e amasse com a ajuda de um batedor. Aplique sobre a região afetada e aguarde alguns minutos. Engula ou cuspa a planta.

2. Para dor de cabeça

Ferva uma xícara de água e acrescente 30 gramas de alfavaca picada. Aguarde em torno de sete minutos. Coe e beba ainda quente.

3. Para apimentar a relação

Repita o preparo anterior, mas beba aproximadamente três xícaras ao dia.

4. Para dores de ouvido

Macere as folhas e umedeça um algodão com essa mistura. Coloque um pedaço pequeno nos seus ouvidos e aguarde alguns minutos antes de remover.

5. Para afastar moscas

Espalhe galhos da planta pelo cômodo. Os animais devem se afastar por um tempo.

6. Para aliviar coceira após picadas de mosquito

Macere algumas folhas de alfavaca em um potinho e espalhe essa mistura sobre a picadura. Aguarde alguns minutos e retire.

Que achou das dicas? Conte para nós! E continue acompanhando o nosso blog para conferir outras novidades de saúde e alimentação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

O que é a Depressão? Quais são as causas e como é feito o tratamento?

Ao contrário do que muita gente ainda pensa a Depressão não se trata de um distúrbio temporário e sim de uma doença grave. Ela é...

Deseje boas-vindas ao Equinócio de Outono

Prepare-se para a mudança de estação, um período em que dia e noite terão a mesma duração, este evento chama-se Equinócio e agora aguardamos...

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...