Home Estratégia Negócios Como elaborar uma proposta comercial mais clara e objetiva

Como elaborar uma proposta comercial mais clara e objetiva

Muitas vezes, mesmo quando o cliente demostra interesse e solicita uma proposta comercial da sua empresa, a venda acaba não se realizando. Isto pode acontecer por vários motivos, que dizem respeito ao cliente, seu produto ou simplesmente porque a proposta que você redigiu não foi sedutora ou clara o suficiente, justo porque sua intenção era dar detalhes demais.

Quando você exagera demais nos detalhes de uma proposta comercial solicitada pelo cliente, você acaba por dificultar a negociação, pois maquia a qualidade do seu produto ou serviço por detrás de tantos detalhes e explicações.

Neste artigo, vamos conferir 4 dicas que você deve seguir para redigir uma proposta matadora.

1) Controle a empolgação

Você recebe um contato, o cliente mostra interesse e junto com tudo isso vêm a empolgação da possibilidade de realizar uma venda. Você esta recebendo uma proposta comercial, não um bilhete premiado da loteria. A primeira regra é manter a calma e controlar a ansiedade; entenda o que o cliente precisa e comece. Simples assim.

2) Não precisa explicar minuciosamente uma proposta

Você quer realizar uma venda; você quer ver esta proposta comercial aprovada e quer conquistar um novo cliente; diante de tudo isto, é bastante natural que o empreendedor tenha a tendência de querer explicar minuciosamente cada ponto da proposta. Não subestime a inteligência do seu cliente, isto pode ficar feio. Seja objetivo e claro, seu cliente pediu X, informe como Y pode ajuda-lo. Apenas isso.

3) Utilize o bom senso

Queremos que você seja objetivo certo? Certo, mas não precisa redigir uma proposta em 140 caracteres como se estivesse a utilizar o Twitter. Encontre um equilíbrio. Não seja demasiado longo e não tem pouco exageradamente curto. Não escreva como se estivesse a redigir uma carta para o papa mas também não escreva como em um e-mail para seu melhor amigo.

4) Pare de adicionar palavras ou parágrafos

Na época da escola, nas aulas de redação, a professora sempre pedia para que os alunos revisassem seus textos. O problema era que o pessoal a cada revisão ia adicionando algumas palavras ou parágrafos e a redação ia ficando cada vez maior e menos objetiva.

Adicionar palavras na sua proposta comercial não ajuda a tornar o texto mais bonito ou melhorar o conceito, pelo contrário, você esconde a qualidade daquilo que oferece por detrás de tantos detalhes e informações.

Concluindo…

  • Quando você exagera demais nos detalhes de uma proposta comercial solicitada pelo cliente, você acaba por dificultar a negociação;
  • A primeira regra é manter a calma e controlar a ansiedade; entenda o que o cliente precisa e comece;
  •  Seja objetivo e claro, seu cliente pediu X, informe como Y pode ajuda-lo. Apenas isso;
  • Não seja demasiado longo e não tem pouco exageradamente curto
  • Adicionar palavras na sua proposta comercial não ajuda a tornar o texto mais bonito ou melhorar o conceito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Dançaterapia: Bem-estar em movimento

Dançar pode ser muito mais que apenas uma atividade física. Dançar pode ter vários benefícios para o corpo, mas também ajuda a trabalhar questões importantes da...

Mapa astral: Como usar em favor da sua relação

Casa de relacionamentos no mapa astral define como a pessoa age no amor. Os astros do sistema solar estão em constante movimento, assim como o universo. Esse...

Saiba o que é Motivação Intrínseca e Extrínseca

Quando falamos de motivação e sua origem, surgem diversos conceitos que auxiliaram muito a compreensão das motivações do ser humano, entre eles existem: 2 “motivações” distintas a Extrínseca...

95% dos seus problemas não existem, saiba o porquê

Provavelmente você deve estar pensando que eu devo estar louco em afirmar algo assim. Posso até ler seus pensamentos agora: “Como esse cara pode falar...

7 livros que todo o empreendedor digital deveria ler

Um bom livro serve de modelo e inspiração e sempre nos traz alguma mensagem que nos faz refletir sobre diferentes pontos de vista, auxiliando-nos...