Home Estratégia Empreendedorismo Como ter disciplina pessoal?

Como ter disciplina pessoal?

Ter de estudar para um teste na universidade; ter de realizar uma tarefa pouco excitante porque o seu chefe a quer para ontem; ter de começar a se exercitar ou ainda começar uma tarefa que você não gosta.

Vários são os fatores que diferenciam uma pessoa de sucesso daquelas que passam a vida inteira tentando alcançá-lo, mas um considero especial: a capacidade de vencer a si mesmo e começar a fazer as coisas acontecerem.

Todas as situações que foram descritas anteriormente são bastante recorrentes no dia-a-dia de qualquer pessoa e possuem um ponto em comum: necessitam de disciplina pessoal. Ter disciplina pessoal não é fácil, e as pessoas de sucesso estão dispostas a fazer coisas difíceis que pessoas comuns não querem fazer. 

O QUE É A DISCIPLINA PESSOAL?

Por exemplo, um rapaz decide iniciar seu próprio negócio na internet. Inicialmente, ele fica bastante entusiasmado com a ideia, contrata um Webdesign  escreve um plano de negócios, e dentro de alguns dias inicia suas operações.

Acontece que logo começam a insurgir as primeiras dificuldades inerentes a qualquer novo negócio na internet. Os clientes não aparecem, poucas visitas e conversões, contas a pagar, etc.

Desolado, o empreendedor desiste de seus objetivos e põem fim as atividades da empresa. Pergunta-se, será que o jovem empresário manteve sua disciplina pessoal?

Por outro lado, Vinícius Gallo hoje é chef de cozinha, mas antes de se formar, Gallo confessa que desde que começou a faculdade, nunca parou em casa por mais de seis horas (contado as horas de sono) sempre alternando entre faculdade, trabalho, estágio, etc. Atualmente, têm sido cotado para ministrar cursos de gastronomia e bastante respeitado em sua área de atuação.

“Eu tinha a opção de ser como os outros, mas não queria ser como os outros, queria ser melhor.”

Agora, compare as duas histórias e você entenderá bem qual o conceito de disciplina pessoal. A disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação.

OS BENEFÍCIOS DE DOMINAR A SI MESMO

As pessoas que são capazes de controlar a si mesmas não apresentam um desempenho contrário à excelência que se espera, ou seja:

Não apresentam uma performance medíocre: as pessoas que não adotam o controle de si mesma como estilo de vida, jamais alcançarão o sucesso que desejam pois são incapazes de apresentar performances excelentes, tendo em vista que constantemente acabam por desistir de seus objetivos ou se esforçam pouco para buscar resultados melhores.

Mantêm a continuidade em seus esforços: Pessoas que mantêm disciplina sobre seus próprios esforços tendem a manter o mesmo ritmo e a mesma intensidade em suas atividades desde o começo.

Não perdem o foco com facilidade: É muito fácil perder o foco. Toda atividade, não importa se de cunho pessoal ou profissional, esta cercada de dificuldades que fogem ao nosso controle. Desistir é sempre uma opção que fica rondando a mente dos incautos, e se você não é capaz de dominar a si mesmo estando diante de inúmeros desafios, inevitavelmente nunca irá terminar uma tarefa que começou.

QUALQUER PESSOA É CAPAZ DE TER DISCIPLINA PESSOAL?

João Thalles começou o próprio negócio movido por uma necessidade. Aos 36 anos, ele havia sido demitido da firma pela qual trabalhou durante quase vinte anos. ” Eu precisava colocar comida na mesa. Era bom em publicidade, então pensei, porque não abrir a minha própria agência?”.

Quando começou, João se viu em um mundo completamente novo; um mundo na qual não precisava prestar contas a ninguém, poderia chegar as oito horas ou as onze, a decisão era dele. “Eu precisei me esforçar, é claro que chego as oito, mas se não cobrasse isto de mim mesmo, este negócio já teria fechado a muito tempo.”

Qualquer pessoa pode ter disciplina pessoal. Se eu por exemplo, lhe pedir para fechar os olhos por dez segundos ininterruptos, você será capaz de completar este desafio. Isto é a disciplina pessoal, controlar a si mesmo em prol de um objetivo seja ele qual for. Eu sou capaz, você é capaz, qualquer um consegue!

APRENDER A TER DISCIPLINA PESSOAL É MUITO DIFÍCIL

Qualquer pessoa pode aprender a dominar a si mesma e os benefícios deste auto controle são imensos. Mas saiba desde já que esta não é uma tarefa fácil de ser realizada. Porque? Simples, porque não existe uma varinha de condão capaz de transformar a sua vida em um passe de mágica! Não, todo o esforço depende de uma única pessoa: você.

A disciplina é uma das qualidades mais difíceis de serem desenvolvidas. Vivemos em um mundo cheio de estímulos e oportunidades que de uma hora para outra poderá surgir em sua mente algo mais atraente de forma que se dispersar e perder o foco é algo muito fácil.

Foi assim com Samuel, escritor Freelancer que perdeu vários trabalhos até aprender a se manter focado em seus objetivos.

“A internet veio e junto com ela um caminhão de possibilidades. Eu recebia uma nova proposta toda semana e cada uma parecia melhor do que a anterior. Perdi muito cliente antigo com esta dança das cadeiras.”

APRENDA A DIZER “NÃO”

É preciso aprender a dizer não para as coisas boas pois só assim você irá alcançar o sim das coisas ótimas. Com certeza irão surgir situações que lhe farão ficar extremamente tentado em abandonar sua tarefas, como amigos e colegas te convidando para uma partida de futebol, café ou outro programa.

Lucia conta que quando começou a fotografar de forma independente, ficou um pouco confusa ao conciliar lazer e trabalho.

”Era só eu preparar a câmera que alguma amiga me ligava convidando para um passeio no shopping. Tive de aprender a dizer não. Elas eram minhas amigas e entendiam a importância do trabalho.”

Uma das pedras angulares da disciplina pessoal é saber diferenciar as horas de lazer do trabalho e quando cada um deve ser realizado. É claro que o lazer é extremamente importante, mas é subsidiário, ou seja, vêm depois do trabalho. Saiba dizer não, agradeça o convite e continue.

APRENDA A SE PLANEJAR COM BASE NO DIA-A-DIA

Você precisa aprender a se organizar. A disciplina pessoal é pautada na organização. Nesta fase inicial é importante começar a definir tudo o que vai fazer durante o dia pois somos criaturas extremamente visuais, de forma que nos comprometemos melhor quando os objetivos e metas estão fixados em algum lugar ao alcance da nossa visão. Uma agenda ou pedaço de papel é suficiente.

Alessander é representante de vendas de uma grande multinacional do setor automobilístico e confessa que anotar tudo o que iria fazer parecia algo bobo no começo. “Não via muito sentido naquilo, parecia algo bobo, mas venci o preconceito e comecei a me planejar melhor. Hoje vejo os resultados, pela primeira vez, me considero dono do meu próprio tempo.”

COMPROMETA-SE COM OUTRAS PESSOAS

Uma das melhores formas de se comprometer com seus objetivos é compartilhá-los com outras pessoas. O simples fato de comunicar a terceiros o que pretende fazer é suficiente para criar em si um estado de necessidade de forma que você irá empreender todos os esforços possíveis na conclusão de uma tarefa, objetivo ou meta.

Você estará jogando com o seu orgulho, afinal, você não irá querer que outras pessoas te apontem como uma pessoa que não foi capaz de cumprir aquilo que prometeu. Esta é uma ótima forma de te tornar uma pessoa mais responsável e disciplinada.

“Sempre compartilho meus objetivos e metas com minha esposa. Minha família é a minha grande motivação. Eles esperam muito de mim e não pretendo desaponta-los.” Conta Diogo, que é gerente de atendimento em uma empresa de compras coletivas.

COMECE COM OBJETIVOS FÁCEIS DE CUMPRIR

Muitas pessoas que querem atingir a disciplina pessoal acabam falhando justamente por manter objetivos demasiadamente difíceis de cumprir. São metas intangíveis e quando inevitavelmente você falha, junto com o fracasso vêm a desmotivação e a vontade de desistir.

Em tudo que empreender, comece com objetivos e metas fáceis de cumprir. Por exemplo, comprometa-se em começar com uma venda por dia, e vá aumentando para duas, três, quatro e assim por diante.

Júlio Cezar é analista esportivo e seu trabalho envolve comentar o desempenho de atletas durante uma competição

“Havia dias em eu deveria escrever até 300 notas diferentes. Isso era algo bem além das minhas capacidades, resolvi estipular um número fixo e ir aumentando dia após dia, ainda não cheguei ao ponto ideal, mas estou quase”.

CONCLUINDO…

A disciplina pessoal é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação. As pessoas que não adotam o controle de si mesma como estilo de vida, jamais alcançarão o sucesso que desejam pois são incapazes de apresentar performances excelentes porquanto é muito importante para qualquer pessoa aprender a ter disciplina pessoal. Qualquer pessoa é capaz de desenvolver o controle sobre si mesma, basta empreender esforços neste sentindo e aplicar alguma das dicas deste artigo.

Espero que tenham gostado desta matéria porquanto convido-te a deixar um comentário!

Ficamos por aqui e até já.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Daruma, o amuleto da sorte: Proteja-se do mau olhado e de doenças

Você é do tipo que adora artigos decorativos e ao mesmo tempo é fascinado por esse mundo emblemático? Então siga-me, vamos conhecer um brinquedo...

Osteopatia: Saiba como funciona e seus benefícios

Técnicas manuais que estimulam as articulações e a capacidade de recuperação do corpo sem medicamentos e cirurgias. O que é osteopatia? A osteopatia, ou medicina osteopata,...

Você sabe qual o seu nível de ansiedade?

Responda às perguntas e veja se você é mais uma vítima do "mal do século" Você sabe qual o seu nível de ansiedade? A doença é...

Conheça os sinais da depressão profunda e busque a prevenção

Depressão profunda pode ser tratada com descaso pela família, mas precisa de muita atenção. Um sensação de imensa tristeza, vontade de isolar-se do mundo e de...

Banho de ofurô desintoxica e combate imperfeições da pele

Se você precisa de um momento para relaxar e cuidar de você mesma, o banho de ofurô é ótima opção. Depois de um dia estressante de...