Home Estratégia Empreendedorismo Como ter uma empresa de sucesso?

Como ter uma empresa de sucesso?

Alcançar o reconhecimento das outras pessoas, ganhar um bom dinheiro, flexibilidade de horários e ser dono do próprio nariz; estas são apenas algumas das motivações que levam as pessoas a estudarem empreendedorismo afim de serem donas do próprio negócio. Acontece que a grande maioria das empresas fracassam antes dos dois primeiros anos de vida. Mas porque é tão difícil ter uma empresa de sucesso? Existe algum segredo para ser um empresário bem sucedido?

Infelizmente não. Não existe nenhum segredo, fórmula, receita ou varinha mágica capaz de transformar um pequeno negócio em uma grande corporação, mas existe sim alguns pontos que se bem trabalhados, podem aumentar consideravelmente as chances de uma empresa não somente sobreviver aos dois primeiros anos, como também se manter crescente e saudável durante muito tempo. É sobre estes pontos que vamos falar neste artigo. Como ter um empresa de sucesso? Descubra nas próximas linhas.

Ideia inovadora

Toda empresa de sucesso é uma combinação de diversos fatores com um em especial: uma ideia inovadora. O grande problema é que medir o grau de inovação é muito difícil.

Uma pessoa que conhece vários países, poderá afirmar que um serviço praticado aqui não é inovador tendo em vista que já fazem algo parecido lá fora. É o caso do Peixe Urbano, empresa inovadora no mercado nacional, mas que copiou e adaptou um modelo de negócios que já existia em outros lugares do mundo.

Desta forma, acredito que uma ideia inovadora é aquela que apresenta novas soluções para antigos problemas, e estas novas soluções precisam ser mais eficazes do que as antigas, por exemplo, as redes sociais mudaram a forma de como nos comunicamos na internet; a comunicação já existia antes, mas foi totalmente transformada com o advento das mídias sociais.

Outra forma de encontrar uma ideia inovadora, é estudar modelos de negócios já consolidados e encontrar falhas e imperfeições, trabalhando em cima destes “buracos” para oferecer soluções mais eficazes. Foi o que o pessoal da Cuponeria fez, inventando um novo negócio em cima dos problemas constantes que as Compras Coletivas traziam aos consumidores e parceiros.

Um excelente empreendedor

Toda grande empresa é formada por grandes homens (e por grandes mulheres também;)). O empreendedor é o cérebro da empresa e ao mesmo tempo a imagem dela.

Veja a relevância da imagem de Steve Jobs para a Apple; ou ainda como as raras aparições de Mark Zuckerberg valorizam o Facebook.  Sem um grande empreendedor, não existe modelo de negócios que sobreviva, ideia inovadora que seja boa o suficiente e nem equipe competente que dê conta do recado.

Entre as várias características de um empreendedor excelente, podemos destacar:

♦ O foco em oportunidade: O empreendedor precisa estar atento ao que acontece no mercado. Quais são as novidades? Tendências? Como posso ganhar dinheiro e alavancar meu negócio?

♦ Visão: um bom empreendedor têm uma visão clara e definida, ele sabe aonde quer chegar e quais são os objetivos e metas da empresa a curto, médio e longo prazo.

♦ Liderança: o empreendedor precisa dominar bem os princípios de liderança, uma vez que irá fazer a gestão de toda uma equipe.

♦  Saber trabalhar com riscos calculados: empreender envolve riscos, mas é preciso saber lidar com riscos calculados, ou seja, fazer uma boa gestão de riscos, algo que só pode ser alcançado com muito estudo e rodagem.

♦ Paixão pelo que faz: O crescimento de um negócio está diretamente ligado a paixão do empreendedor por sua empresa. Quando não gostamos daquilo que empreendemos, não vamos conseguir aplicar todo o esforço e dedicação necessário para fazer o negócio crescer como deveria.

♦ Auto-confiança: Muitas são as dificuldades: problemas com clientes, funcionários, fornecedores e parceiros; dificuldades financeiras, etc. Se o empreendedor não confiar em si mesmo, inevitavelmente ele acabará por desistir.

♦ Espírito inovador: um empreendedor excelente nunca se acomoda; a zona de conforto jamais será demasiadamente boa para obstar a inovação.

Ótima execução

Mais importante do que uma boa ideia, é como você planeja e executa esta boa ideia. Muitas empresas com potencial, falham por erros simples na execução do projeto, erros que se percebidos desde o início do empreendimento, poderiam ser facilmente corrigidos e por consequência, elevando a expectativa de vida da empresa. Uma empresa de sucesso depende de uma execução bem feita, o que significa antes de tudo, conhecer bem as nuances do mercado e as áreas mais importantes que envolvem o seu negócio, como o público-alvo, pontos fortes e fracos  da concorrência,  potencial do mercado para daqui alguns anos, etc.

Contar com uma boa equipe é fundamental porquanto nenhum empreendedor é capaz de realizar todas as tarefas de uma empresa sozinho. O Networking também é uma ferramenta imprescindível  de forma que você precisa se cercar das pessoas certas e desde o início do projeto, formar boas parcerias que venham agregar valor a sua empresa.

Disponibilidade de capital

Uma empresa de sucesso carece de investimentos e é aí que muitos empreendedores falham ou desistem de um negócio com potencial. O dinheiro muitas vezes é tão escasso quanto importante de forma que investir no próprio negócio é um desafio imenso a ser superado.

Infelizmente não tem jeito,  para ganhar é preciso investir. Alguns, com muito esforço, dedicação e bom networking, conseguem aportes de investimentos privados, mas estes  ainda são minoria. Se você não possui recursos próprios, ou familiares que possam ajudar com “love Money”, começar pequeno ainda é a melhor saída. Trabalhe com o “cinto apertado” nos primeiros meses, faça testes, valide hipóteses e reinvista parte dos ganhos na própria empresa.

Bom networking

O Networking é uma ferramenta  que consiste em criar, desenvolver e manter uma rede de contatos, buscando criar condições para satisfação de interesse mútuo. Em suma, é um jogo de interesses, assumido, profissional e sem qualquer espécie de culpa. Costumo dizer que o sucesso de uma empresa depende da efetividade do networking do empreendedor. Todavia,  nem todas as pessoas possuem a mesma facilidade para relacionar-se com outras. O medo de iniciar uma conversa com estranhos pode afundar uma promissora carreira seja como empreendedor ou como outro profissional. Por isso, existem algumas técnicas para vencer este medo inicial, como abordamos neste artigo sobre como vencer o medo de fazer networking.

Também é importante saber que o Networking não se faz tão somente quando bate a necessidade. É uma ferramenta de uso constante, de forma que você precisa administrar suas relações regularmente. Qual foi a última vez que você ligou para algum parceiro ou cliente apenas para fortalecer os laços de amizade? Networking segue a regra básica do 70/30; 70% de dar e 30% de receber. Entender a necessidade de se importar com as pessoas oferecendo ajuda mesmo que não seja solicitado é o ponto que separa o networking qualificado do mero estabelecimento de relações sem foco.

Como foi visto, não existe um segredo ou fórmula mágica para uma empresa de sucesso, mas sim, boas práticas que podem aumentar consideravelmente suas chances de êxito. Espero que tenham gostado deste artigo, porquanto convido-te a deixar um comentário!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Deseje boas-vindas ao Equinócio de Outono

Prepare-se para a mudança de estação, um período em que dia e noite terão a mesma duração, este evento chama-se Equinócio e agora aguardamos...

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...

Energização de cristais: armazenando energias positivas

Você acredita na energia que compõem os cristais? Sabe como utiliza-los e principalmente como energiza-los de maneira a recarregar os seus componentes? Veja agora...