Home dicas Conheça a shantala, a massagem indiana em bebês

Conheça a shantala, a massagem indiana em bebês

Além de relaxar e acalmar o bebê, a shantala ainda ajuda a evitar problemas como cólica e prisão de ventre.

Massagear o bebê pode ser uma ótima forma de aumentar o afeto e a ligação entre mãe e filho. Mas a prática também ajuda prevenir alguns problemas comuns a afetar os pequenos, como cólicas e prisão de ventre. A shantala, técnica indiana de massagem, traz diversos benefícios e pode ser feita desde o primeiro mês de vida da criança. Saiba a seguir como ela funciona e como aplicá-la.

Massagem aproxima mãe e bebê, estabelecendo uma bela relação de afeto. Foto: Shutterstock

Conheça a massagem shantala

A técnica surgiu na Índia e é feita no mundo todo devido aos seus benefícios. A shantala possibilita aproximar ainda mais mãe e bebê, pois cria um vínculo forte de afeto. Ela transmite confiança, segurança e conforto para a criança, sendo bastante simples e fácil de se fazer, mas com algumas regras básicas a se seguir.

Existem diferentes tipos de massagem, que variam na forma de fazer e também nos seus benefícios. Ela pode ser feita, por exemplo, para relaxar o bebê, para prevenir e aliviar cólicas ou ainda para melhorar a respiração, caso a criança esteja resfriada ou com o nariz entupido.

A shantala proporciona um sono mais tranquilo e relaxado para o bebê, além de ajudar a liberar os gases e prevenir cólicas e prisão de ventre. A técnica também fortalece o sistema imunológico, melhora a respiração e expectoração, diminui o estresse e ajuda a criança a conhecer o próprio corpo e a passar melhor por fases motoras, como rolar, sentar, engatinhar e andar.

Aprenda a fazer a shantala

O primeiro passo para fazer a shantala é criar uma rotina, programando a massagem para acontecer no mesmo horário todos os dias. É indicado que ela seja feita ao anoitecer, já acalmando e preparando o bebê para dormir.

Na hora da massagem, é importante que o bebê esteja bem de saúde, sem fome ou sono para poder participar ativamente do momento. A mamãe, ou qualquer outra pessoa que vá fazer a shantala, também deve ter alguns cuidados, a começar pela temperatura das mãos, que deve ser aquecida com água morna ou então esfregando uma na outra.

Para aplicar a técnica é indicado utilizar um óleo para massagear o corpinho do bebê. Para ajudar na escolha, ele deve ser vegetal e não mineral, como os de amêndoa-doce, coco, girassol e uva.

Os movimentos da massagem devem ser repetidos várias vezes, deslizando as mãos por todas as partes do corpo da criança. Você pode começar pela área do peito e barriga do bebê, passando as mãos abertas de forma leve e devagar.

Depois, vá para os bracinhos, envolvendo-os com as mãos e fazendo movimentos do ombro até o punho, várias vezes. O mesmo pode ser feito nas pernas. Nas mãos e pés do bebê, massageie com os seus polegares, indo sempre do meio em direção aos dedinhos.

Vire o bebê de costas e faça movimentos com as mãos também. O rosto e cabeça da criança podem ser massageados com as pontas dos dedos, bem leve e sem pressionar, como um carinho na pele do bebê.

A shantala deve ser feita com calma e muito amor, com a mãe e o bebê curtindo o momento. Ela vai melhorar a relação e ainda proporcionar sensação de bem-estar e calma, tanto para a criança quanto para a mulher.

Gostou de conhecer essa novidade? Então deixe um comentário! 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Saiba o que é Motivação Intrínseca e Extrínseca

Quando falamos de motivação e sua origem, surgem diversos conceitos que auxiliaram muito a compreensão das motivações do ser humano, entre eles existem: 2 “motivações” distintas a Extrínseca...

95% dos seus problemas não existem, saiba o porquê

Provavelmente você deve estar pensando que eu devo estar louco em afirmar algo assim. Posso até ler seus pensamentos agora: “Como esse cara pode falar...

7 livros que todo o empreendedor digital deveria ler

Um bom livro serve de modelo e inspiração e sempre nos traz alguma mensagem que nos faz refletir sobre diferentes pontos de vista, auxiliando-nos...

Lista de e-mail: a melhor forma de conseguir clientes

 A lista de e-mail é algo que você deve priorizar a partir de hoje. Primeiramente, todos sabemos que para vender alguma coisa precisamos de contatos...

5 dicas para aumentar a taxa de abertura no email marketing

O e-mail marketing ainda é sem sombra de dúvida a melhor e mais comprovada técnica de geração de vendas e relacionamento, “O dinheiro está na lista”...