Home Beleza Conheça as técnicas utilizadas na cirurgia de reconstrução de mama

Conheça as técnicas utilizadas na cirurgia de reconstrução de mama

Definição da cirurgia de reconstrução de mama depende de diagnóstico do médico.

A cirurgia de reconstrução de mama é feita através de técnicas de cirurgia plástica. Atualmente, existem vários procedimentos diferentes que podem ser adotados conforme o caso. Vamos conhecer os principais?

Reconstrução de mama pode ser necessária por vários motivos, como um acidente. Foto: Shutterstock

Cuidados com a cirurgia de reconstrução de mama

Antes de decidir fazer a cirurgia, é necessário que a paciente tenha uma visão positiva desse tipo de procedimento. Essa é uma decisão que precisa ser da própria mulher, para que ela se sinta realizada, e não para agradar aos outros, como o parceiro, por exemplo.

Com isso em mente, a paciente precisa realizar uma consulta com um cirurgião plástico, que fará uma avaliação do caso. É necessário que o especialista defina qual será o tipo de cirurgia de reconstrução de mama que não terá prejuízos na cicatrização.

Técnicas de cirurgia de reconstrução de mama

Conheça abaixo alguns tipos de cirurgia de reconstrução de mama:

Mamoplastia

Esse procedimento pode ser utilizado por mulheres que perderam parte da mama e em pacientes que possuem mama grande e possuem algum tipo de tumor pequeno. A vantagem dessa cirurgia é que todo o procedimento é feito de uma vez só, sendo que o tempo gasto no procedimento vai de 90 a 120 minutos.

Próteses de silicone

As próteses só são usadas para substituir o tecido glandular extirpado ou para aumentar o tamanho da mama. O interessante é que nesse procedimento não existe tamanho máximo para as próteses. É uma cirurgia rápida, que demora em média 40 minutos. Entretanto, com o passar dos anos, o implante deve ser trocado.

Retalhos Locais

Essa cirurgia de reconstrução de mama é para casos em que houve perda de pele na parte inferior ou central da mama. Esse procedimento pode ser associado ao uso de próteses de silicone. A desvantagem são as cicatrizes não habituais que podem ficar na pele.

Expansor temporário

Esse procedimento pode ser utilizado em muitos casos, como na reconstrução imediata ou tardia e em mamas grandes que são submetidas à mastectomia. A prótese é semelhante a um balão, mas, assim como a de silicone, é definitiva. Utiliza-se a mesma cicatriz da mastectomia para implantar a prótese.

Grande dorsal

A técnica pode não utilizar próteses. O procedimento é realizado em pacientes que foram submetidas à radioterapia e em pessoas obesas, tabagistas ou diabéticas. Essa cirurgia tem um aspecto mais natural em relação às outras já citadas.

TRAM – Retalho Transverso do Músculo Reto Abdominal

Assim como a cirurgia grande dorsal, esse procedimento pode ser feito em pacientes que tenham realizado a radioterapia e o resultado é mais natural em comparação aos outros procedimentos. Normalmente, essa cirurgia dispensa o uso de próteses. Entretanto, o tempo de internação é maior, já que a cirurgia é mais demorada e complexa.

Microcirurgia

Não utiliza próteses e é semelhante ao Retalho Transverso do Músculo Reto Abdominal. A desvantagem é que essa cirurgia de reconstrução de mama tem o custo bem mais elevado comparado aos outros procedimentos.

E você, já fez uma cirurgia de reconstrução de mama? Deixe seu relato nos comentários.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...

Energização de cristais: armazenando energias positivas

Você acredita na energia que compõem os cristais? Sabe como utiliza-los e principalmente como energiza-los de maneira a recarregar os seus componentes? Veja agora...

A cura por cristais através da Cristaloterapia

Mais do que meros artigos de beleza os cristais são emissores de energia capazes até mesmo de curar doenças! Você faz uso deste método?...