Home Terapia Dançaterapia: Bem-estar em movimento

Dançaterapia: Bem-estar em movimento

Dançar pode ser muito mais que apenas uma atividade física.

Dançar pode ter vários benefícios para o corpo, mas também ajuda a trabalhar questões importantes da mente. A dançaterapia é um método experiencial de psicoterapia que tem sido utilizado com sucesso há décadas. Pode promover a saúde física e mental, incluindo a redução do estresse, a prevenção de doenças e a gestão do humor.

O que é a dançaterapia?

A dança tem sido fundamental para a vida e a cultura das pessoas desde o tempo de nossos ancestrais mais antigos, como forma de expressão, comunicação e celebração da comunidade. No entanto, na virada do século 20, o potencial da prática para promover bem-estar também foi reconhecido.

Como terapia, ela acabou surgindo da união entre a dança moderna e a psiquiatria. Foi iniciada pela bailarina americana Marian Chase, que oferecia aulas com oportunidades únicas de autoexpressão, comunicação e interação de grupo. Psiquiatras de Washington começaram a enviar pacientes para ela.

Dança ajuda a enfrentar problemas emocionais e depressão. Foto: Pixabay

Já em meados da década de 1940, Chase dava palestras e demonstrações da dançaterapia. Outros dançarinos profissionais logo seguiram seu exemplo, usando essa arte para ajudar pessoas com uma variedade de problemas emocionais, mentais e físicos. O tratamento parte da premissa de que o corpo e a mente estão interligados.

Terapeutas de dança acreditam que os problemas mentais e emocionais são frequentemente detidos no corpo na forma de tensão muscular e padrões de movimentos limitados. Eles apontam, ainda, que o estado do corpo seja capaz de afetar atitudes e sentimentos, tanto positiva quanto negativamente.

Os movimentos da dança promovem a cura a partir de inúmeras maneiras. Por exemplo, dançar em grupo é capaz de tirar pessoas do isolamento, criando laços sociais e emocionais poderosos e gerando bons sentimentos por estar numa turma. Já os movimentos rítmicos auxiliam contra a rigidez muscular, diminuem a ansiedade e aumentam a energia.

Não bastasse tudo isso, dançar de forma espontânea ajuda as pessoas a aprender a reconhecer e confiar em seus impulsos – e agir sobre eles ou contê-los, se quiserem.

Benefícios da dançaterapia

Investigações científicas já demonstraram que a terapia da dança pode ser eficaz no tratamento de problemas de saúde mental, como distúrbios alimentares, depressão e ansiedade. Conheça um pouco mais sobre esses estudos:

Um levantamento da revista The Arts in Psychotherapy, publicado em 2007, descobriu que a dançaterapia teve um efeito positivo sobre participantes que experimentavam sintomas de depressão.

Já estudo divulgado em 2004 no American Journal of Dance Therapy assinala que, dos 54 estudantes que participaram de um programa de prevenção de violência com dançaterapia, houve diminuição entre eles de comportamentos agressivos e aumento de comportamentos pró-sociais.

E não são só os jovens que se beneficiam. Uma pesquisa publicada na revista Alzheimer’s Care Today, em 2009, sugere que essa terapia pode melhorar diretamente a recuperação da memóriaem pessoas com demência.

Por fim, uma revisão publicada no American Journal of Dance Therapy indica que a dança muitas vezes pode ser uma opção de tratamento para crianças com autismo. Devido aos seus componentes sociais e físicos, a terapia da dança também está sendo considerada como uma opção de tratamento para a obesidade infantil.

Tudo de bom, né? Compartilhe o artigo com seus amigos e divulgue os benefícios da dançaterapia! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no AnaliseMusicaterapia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...

Energização de cristais: armazenando energias positivas

Você acredita na energia que compõem os cristais? Sabe como utiliza-los e principalmente como energiza-los de maneira a recarregar os seus componentes? Veja agora...

A cura por cristais através da Cristaloterapia

Mais do que meros artigos de beleza os cristais são emissores de energia capazes até mesmo de curar doenças! Você faz uso deste método?...