Home Estratégia Marketing Economize na lista de material escolar! Confira sugestões

Economize na lista de material escolar! Confira sugestões

Pagar menos na lista de material escolar dos filhos exige organização e pesquisa de preço.

O início do ano letivo é um momento bastante especial. Para os pequenos, pode significar novas experiências e reencontro com os amigos. Para os pais, um rombo no orçamento doméstico. E, geralmente, a maior responsável por esse desequilíbrio financeiro é a lista de material escolar.

Nem todos os itens precisam ser adquiridos de uma só vez. Foto: iStock, Getty Images

Se você é pai de primeira viagem ou já tem que munir o arsenal escolar dos filhos há alguns anos, confira dicas para economizar, ao mesmo tempo em que agrada a garotada.

Lista de material escolar: Filtre o que é essencial

Primeiro, é preciso lembrar que as escolas emitem uma única lista para o ano inteiro. Comprar tudo de uma vez só pode ser prático, mas exige um investimento maior, além de espaço para guardar o material que será usado.

Compre os itens da lista de material escolar aos poucos. Vá até a escola e peça para que os professores marquem o que é essencial para seu filho começar as aulas. Depois, faça uma programação para comprar de tempos em tempos o restante do material.

Imponha limites

Definido o que é importante, é hora de sair às compras. Aproveite o momento para ensinar princípios de economia familiar para seu filho. Explique qual é o orçamento e que, dentro dele, é necessário gerenciar todos os itens da lista de material escolar.

Isso evita chantagens emocionais para algo que você não tem condições. Imponha um limite nas compras e faça o baixinho entender que respeitar esse limite é primordial.

O teto para o investimento tem que estar dentro da realidade do mercado. Não adianta querer gastar R$50 se o total das compras, minimamente, custaria R$200. Faça uma pesquisa de preços pela internet ou por telefone nas principais papelarias da cidade e, a partir dessa informação, trace um plano de compras.

Lista de material escolar: Preço versus qualidade

Os mais velhos já diziam que o barato sai caro. Economizar nas compras não significa encher alista de material escolar com produtos de péssima qualidade. Corre-se o risco de a cola não colar, de o lápis quebrar cada vez que for apontado ou de a canetinha hidrocor secar na primeira usada.

Agrade os pequenos

Conhecer as preferências dos seus filhos ajuda e muito na hora de comprar a lista de material escolar. Não adianta você levar para casa um caderno financeiramente em conta, se não tiver nada a ver com ele.

Se a criança curte super-heróis ou princesas, por exemplo, procure dar a alegria de ter um desses personagens em, pelo menos, alguns itens da compra. Eles irão se sentir valorizados e também valorizarão o seu esforço, cuidando melhor do material comprado.

Pratique a solidariedade

Não basta ajudar com o dever de casa. Ensine a seu filho a importância de cuidar do material escolar. Uma vez por semana, peça que ele organize a mochila, estojo e verifique se todos os itens estão em perfeitas condições.

Explique que o que estiver em bom estado, no final do ano, poderá ser reutilizado no período seguinte ou até mesmo doado para alguma criança sem condições de comprar.

Com essas dicas simples, a tarefa de comprar a lista de material escolar não fica tão assustadora. O segredo é ir às compras com descontração e economia.

Gostou das sugestões? Então deixe um comentário!  E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

O que é a Depressão? Quais são as causas e como é feito o tratamento?

Ao contrário do que muita gente ainda pensa a Depressão não se trata de um distúrbio temporário e sim de uma doença grave. Ela é...

Deseje boas-vindas ao Equinócio de Outono

Prepare-se para a mudança de estação, um período em que dia e noite terão a mesma duração, este evento chama-se Equinócio e agora aguardamos...

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...