Home Terapia Flor de Lótus um simbolo sagrado

Flor de Lótus um simbolo sagrado

Se você é do tipo que se encanta com a beleza da natureza saiba que muito além da sua graciosidade, ela está repleta de simbolismo. Você precisa muito conhecer a Flor de Lótus, muito admirada pelos países do Oriente, carrega consigo uma grande espiritualidade e um ensinamento que você deve aprender e aplicar em sua vida. Venha comigo, sigamos o caminho para a transformação!

O Budismo e a pureza da Lótus

Após surgir da imundice de uma água lodosa, essa planta desabrocha saindo completamente limpa não sendo afetada pela sujeira ao seu redor. O Budismo vê este fenômeno como um sinal de pureza pois o lodo significa os desejos carnais e o nascimento da flor sem que haja impureza em suas pétalas representa a não submissão as coisas mundanas.

Segundo a lenda, quando Buda nasceu e deu seus primeiros passos, em todo lugar que pisou Flores de Lótus nasceram.

Uma perfeita representação feminina

As divindades asiáticas são sempre representadas nas histórias assentadas sobre a Flor de Lótus no momento mais importante: no ato de meditação.

Elegância; beleza; perfeição; pureza e graça, tudo isso são atributos dados pela literatura asiática a essa graciosa planta. Além disso a Flor de Lótus é sempre associada a perfeição que uma mulher deve ter.

Viu como o mundo dos símbolos está representado em toda parte! Mas ainda não acabou, por favor fique comigo e aprenda muito mais sobre esse universo!

Flor-de-Lotus-simbolo
Flor-de-Lotus-simbolo

A Lotus é o sol!

Para o povo egípcio essa flor significa renascimento e também o sol, tudo isso devido ao fato dela se abrir durante o dia e se recolher quando chega a noite.

A Flor da gratidão

Particularmente a visão hindu para mim foi a mais incrível, vou lhe contar a sua história:

Diante da ingratidão dos seres humanos pela vida, os elementos Terra, Fogo, Agua e Ar decidiram que ao invés de punir a raça humana deixaria a ela uma recordação de agradecimento pela vida e da cooperação entre os quatro elementos. Dessa forma criaram a Flor de Lótus: uma planta que se enraíza na terra; é concebida na agua e chega a plenitude do ar.

Não sei para você, mas para mim foi a melhor definição!

Nem a ciência consegue explicar

O processo de auto limpeza que a Flor de Lótus realiza em si mesma ainda é um mistério para os cientistas que se surpreendem com tal fenômeno. Como mencionei anteriormente essa planta nasce de uma água suja e mesmo assim permanece totalmente limpa.

E você, tem uma teoria de como isso ocorre?

 Cada cor tem seu significado

As Flores de Lótus em tom branco significam a pureza corporal e espiritual como também a perfeição do ser;

Flor-de-Lotus-cores
Flor-de-Lotus-cores

As de cor azul representam a sabedoria em sua perfeição total e a soberania do espirito diante das coisas materiais e ainda a inteligência e conhecimento;

Aquelas em vermelho significam o amor e compaixão e todos os demais sentimentos interligados ao coração;

Por fim, a cor rosa tem em si a representação do próprio Buda enquanto que a cor branca representa os demais deuses.

Viu como o mundo simbólico se expande: primeiro você conheceu a Lótus e seu significado mas logo percebeu que este mesmo significado está presente até nas cores dessa flor!

Bom, isso foi o que eu queria que você soubesse, espero ter contribuído para sua evolução quanto pessoa, eu realmente acredito no que faço, sei que esses singelos conteúdos que posto serão capazes de contribuírem com a sua qualidade de vida!

Eu desejo que você seja como a Flor de Lótus: apesar de toda negatividade deste mundo, que você possa renascer todos dias sempre com suas pétalas limpas e nunca contaminado com as coisas más deste universo! Um abraço e até a próxima!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Deseje boas-vindas ao Equinócio de Outono

Prepare-se para a mudança de estação, um período em que dia e noite terão a mesma duração, este evento chama-se Equinócio e agora aguardamos...

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...

Energização de cristais: armazenando energias positivas

Você acredita na energia que compõem os cristais? Sabe como utiliza-los e principalmente como energiza-los de maneira a recarregar os seus componentes? Veja agora...