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Mantenha o foco em ajudar o cliente

Você mantêm o foco em ajudar o cliente? Uma das razões pelas quais as empresas mais perdem vendas, é o fato de que os vendedores estão mais centrados em fechar um negócio do que efetivamente ajudar o cliente. Os consumidores percebem, e não compram.

Hoje, o mais importante é ser honesto e sincero com o cliente. Qualquer movimento que se confunda com uma pressão pode afastar o consumidor daquilo que você oferece. Seja genuinamente preocupado com os problemas do seu cliente, e então, suas chances de concretizar um bom negócio irão aumentar consideravelmente.

TENTE AJUDAR, NÃO VENDER

Quando você decidiu abrir o próprio negócio, ou se ainda não o fez, mas têm planejado ser dono da própria empresa, logicamente, percebestes um problema no mercado e sabe como solucioná-lo. Seus clientes podem ter problemas bem específicos como a necessidade de um software de gestão financeira ou ainda problemas mais comuns, como a necessidade de comprar uma roupa nova, isso não importa muito. No momento em que você diz “eu tenho a solução”, estará aberto a ajudar, não vender. Eis o segredo.

“A grande maioria dos vendedores não querem ajudar. Seria até mais honesto uma abordagem parecida com ‘bom dia, como posso vender?’. Primeiramente, queira ajudar o seu cliente, não vender algo para ele.”

SEJA HONESTO E SINCERO COM O CLIENTE, MESMO QUE ISSO SIGNIFIQUE PERDER VENDAS.

A grande competitividade entre as empresas deram origem a dois fenômenos: melhor qualidade das soluções e as mentiras exageradas dos vendedores. Você ainda pode entender o “elogio exagerado” do produto, mas mentiras sobre ele? Nunca.

Os clientes querem pessoas que ajudam, não vendem, já vimos isso no tópico anterior. Mas ajudar também engloba ser sincero e honesto com o consumidor. “Este produto x é mais caro, ele é melhor do que o Y?” A resposta é sim ou não, nada além disso é mentira. Não importa se você perderá uma venda, fale a verdade sempre! Isto deveria ser algo que se aprende em casa, mas alguns vendedores não parecem ter tido uma boa educação, ou se esqueceram de tudo que aprenderam.

As redes sociais estão aí, os clientes vão falar de você por lá, e também vão comentar com amigos em off; elas irão indicar sua empresa, ou não; como você quer ser conhecido? De boa índole ou um grande mentiroso?

LIVRE E ESPONTÂNEA PRESSÃO

Existem vendedores tão bons que são capazes de fazer com que você compre areia no deserto e ainda se sinta um gênio por ter fechado um negócio tão bom. Se você for um grande vendedor, ou contar com grandes vendedores no time, desde que você esteja a utilizar tais habilidades para ajudar o cliente, ótimo, mas sabemos que muitas vezes não é bem assim que as coisas funcionam.

É comum que algumas empresas empurrem para os clientes coisas que eles não querem ou ainda não precisam. Você realiza um empréstimo bancário e sai da agência com um seguro de vida, plano de saúde, um carro financiado, etc.

As gravadoras queriam forçar o consumidor a comprar um álbum de doze faixas, quando muitas vezes ele queria apenas uma única música. Imagine empurrar para o consumidor onze coisas que ele não quer para  ter o direito de levar apenas uma que realmente deseja. Não existe benefício para o cliente. Este tipo de atitude mitiga a liberdade do cliente, reduz a experiência de compras e afasta qualquer possibilidade de fidelização.

  • Não tente empurrar para o cliente coisas que ele não quer ou não precisa

Espero que tenham gostado deste artigo porquanto convido-te a deixar um comentário. Ficamos por aqui e até a próxima.

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