Home Terapia Mantras ajudam a relaxar o corpo e a mente

Mantras ajudam a relaxar o corpo e a mente

Existem diferentes tipos de mantras, que exigem conhecimento e instrução para que tragam efeitos positivos.

Os mantras são conhecidos principalmente por serem sons usados na meditação. Tanto quem canta quanto para quem escuta, eles ajudam a relaxar, mas também podem ser usados independentemente disso, dependendo do tipo de mantra e da intenção de quem o recita.

É preciso conhecer o poder e sentindo de determinado som através de ensinamentos para que ele possua um significado individual para quem o está entoando. Existem vários tipos de mantra, que podem ajudar positivamente em diferentes áreas da vida.

“Mantras devem ser entoados com um propósito pessoal. Foto: iStock, Getty Images”

Entenda o que são mantras

Com origem no Hinduísmo e no Budismo, mantra é um hino dito de forma repetida e tem como objetivo relaxar e induzir a um estado de meditação, sendo definido como um instrumento de pensamento. Em idioma sânscrito, os hinos métricos, que deram origem aos mantras, servem de louvor aos deuses, podendo ser considerados como um tipo de oração ou encantamento.

A palavra sânscrita “mantra” é formada por duas sílabas: “man” quer dizer “mente” e “tra”, “liberação”. O significado, então, é liberação da mente. Conforme explica Sasha Alano, professora de yoga, os mantras são muito amplos e poderosos, possuindo sentido religioso.

Na meditação budista, por exemplo, sons e imagens são mais utilizados que o conceito das palavras em si, pois as palavras estimulam a mente conceitual, e os sons e as imagens tocam a mente. Os budistas atribuem um poder espiritual aos mantras, que são considerados textos sagrados. Eles foram escritos há milhares de anos por mestres e gurus da Índia.

“Um mantra pode ser uma palavra ou um conjunto de palavras, em que o som tem muito poder, ele é sagrado”, explica Sasha. A força dos sons entoados num mantra é abstrata e pode ser observada por meio dos seus efeitos. Ela está além do sentido das palavras, agindo como um plano secreto e individual, de significado interior.

Como os sons são utilizados

Um mantra pode ser uma maneira de fazer uma oração ou um pedido de determinada forma, mas precisa ser usado com conhecimento. A força do poder de um som sânscrito depende da energia espiritual e das intenções de quem o recita.

“Qualquer pessoa pode utilizar mantras, desde que um mestre a ensine e indique o melhor para ela, pois aquela palavra ou conjunto de palavras deve ter um significado individual para a pessoa. Ao contrário disso, não terá sentido”, conclui Sasha.

Um exemplo de mantra consiste na sílaba sagrada “om”. A repetição desse som é provavelmente o mantra mais conhecido, que serve para promover um estado de tranquilidade e paz interior.

Você tem o hábito de meditar? Dá resultado? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência! Aproveite também para conferir as dicas do Analise para melhorar sua qualidade de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

O que é a Depressão? Quais são as causas e como é feito o tratamento?

Ao contrário do que muita gente ainda pensa a Depressão não se trata de um distúrbio temporário e sim de uma doença grave. Ela é...

Deseje boas-vindas ao Equinócio de Outono

Prepare-se para a mudança de estação, um período em que dia e noite terão a mesma duração, este evento chama-se Equinócio e agora aguardamos...

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...