Home Terapia Naturopatia: Conheça a cura pela força da natureza

Naturopatia: Conheça a cura pela força da natureza

Terapia propõe alimentação equilibrada e técnicas de relaxamento.

naturopatia é uma terapia holística que aposta em tratamentos 100% naturais. É considerada uma espécie de filosofia de vida, até. Os adeptos acreditam no poder da cura com o auxílio de itens encontrados na natureza.

Os naturopatas procuram encontrar a causa da doença ou do problema compreendendo o corpo, a mente ou o espírito. A partir do diagnóstico, o profissional indica o tratamento necessário para a cura.

Conheça mais sobre a naturopatia

A naturopatia defende que o ser humano tem capacidade de se autocurar sem a ajuda de remédios industrializados. Esse processo ocorre por meio de tratamentos naturais e de uma rotina saudável.

A terapia engloba muito mais que a fitoterapia, ou seja, os medicamentos naturais. Os métodos e técnicas usados pelos especialistas vão além, envolvendo tratamentos como massagens terapêuticashidroterapia e estímulo a hábitos saudáveis.

Quem adere à naturopatia compreende que a alimentação desempenha um papel fundamental na saúde do organismo. Tanto para curar um problema quanto para prevenir outro, um cardápio equilibrado é essencial.

Frutas, legumes e produtos orgânicos são itens constantes na rotina desses indivíduos e são, inclusive, indicados pelos naturopatas. Desfrutar dessa reeducação alimentar reflete diretamente na sua saúde e na qualidade de vida dos adeptos.

Além dos alimentos, a naturopatia acredita na importância do equilíbrio entre o corpo e a mente. Por isso, problemas como estresse, ansiedade ou depressão também podem ser tratados com a terapia. Sessões de meditação e relaxamento visam a cuidar da pessoa de forma que ela se sinta mais leve e tranquila.

Terapia alia remédios fitoterápicos a técnicas de relaxamento.

Terapia alia remédios fitoterápicos a técnicas de relaxamento.

Pilares desse estilo de vida

A água e o ar são os dois elementos da natureza nos quais a naturopatia se baseia. A água aparece devido a seu poder terapêutico, sendo utilizada de diversas formas, como na hidroterapia. Com ela, é possível tratar dores diversas e até problemas de sono, garantindo mais bem-estar ao paciente.

ar, por sua vez, é um elemento fundamental para a vida. A própria respiração permite a circulação do oxigênio aos diferentes pontos do corpo.

Gente de todas as idades e de ambos os sexos pode buscar maior equilíbrio na naturopatia. Os problemas tratados pelo método são variados, indo da artrite à depressão.

É preciso lembrar que essa não é uma técnica convencional. Ou seja, sua eficácia não é comprovada pela classe médica. Por esse motivo, ela é considerada um estilo de vida, uma vez que os adeptos à terapia acreditam na sua importância e nos resultados propostos.

O que se sabe com certeza é que apostar em uma vida saudável sempre será positivo. Uma alimentação equilibrada aliada a exercícios variados garante um sistema imunológico mais forte, além de mais disposição para o dia a dia.

O que é naturopatia?

Naturopatia, ou medicina naturopática, é um sistema de medicina baseado no poder de cura da natureza. A naturopatia é um sistema holístico, o que significa que os médicos naturopatas (N.D.) ou doutores em medicina naturopática (N.M.D.) batalham para encontrar a causa da doença entendendo o corpo, mente e espírito da pessoa. A maioria dos médicos naturopatas usam uma variedade de terapias e técnicas (como nutrição, mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia e acupuntura).

Existem duas áreas de foco na naturopatia: uma suporta as próximas habilidades de cura do corpo, e a outra capacita as pessoas a realizarem as mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível. Enquanto os médicos naturopatas tratam tanto de surtos curtos de doenças como de condições crônicas, a sua ênfase está na prevenção de doenças e na educação dos pacientes.

Qual é a história da naturopatia?

A forma moderna de naturopatia pode ser rastreada até os sistemas de cura natural dos séculos XVIII e XIX. Tais sistemas incluem a hidroterapia (terapia da água), que era popular na Alemanha, e a cura da natureza, desenvolvida na Áustria, baseada no uso de comida, ar, luz, água e ervas para o tratamento de doenças.

Benjamin Lust, um imigrante alemão, foi o primeiro introduzir a naturopatia nos Estados Unidos em 1902, quando fundou a Escola Americana de Naturopatia. A escola enfatizava o uso de curas naturais, hábitos intestinais adequados e boa higiene como instrumentos para a saúde. Essa foi a primeira vez em que os princípios de uma dieta saudável, como um aumento da ingestão de fibras e a redução de gorduras saturadas, se tornaram popular.

Em meados dos anos 1920 aos anos 1940, o uso da medicina naturopática declinou. Foi somente nos anos 1960 que a medicina holística do estilo naturopático se tornou popular novamente. Hoje, os naturopatas são prestadores de cuidados licenciados em muitos estados. Eles oferecem uma variedade de terapias naturais, incluindo homeopatia e suplementos de vitamina e minerais, Medicina Tradicional Chinesa, técnicas de relaxamento e remédios fitoterápicos.

naturopatia

O que eu devo esperar de uma visita a um naturopata?

Uma visita a um naturopata, ou N.D., é similar a uma visita de seu médico de família. Sua primeira visita pode levar mais de uma hora. O médico irá levantar um histórico bem abrangente, perguntando-lhe sobre sua dieta, estilo de vida, estresse e exposições ao ambiente. Depois disso, o N.D. irá realizar um exame físico, o que pode necessitar de testes de laboratórios. Além dos testes convencionais, os N.D.s podem usar técnicas de laboratório únicas, como a Análise Abrangente Fecal e Digestora (CDSA). Esse teste permite que naturopatas examinem seu processo digestivo, bem como ver quais nutrientes o seu corpo está absorvendo, entre outras coisas.

Médicos naturopatas tratam a pessoa inteira, ou seja, eles consideram uma variedade de fatores antes de diagnosticar uma doença. Um N.D. pode olhar para o seu estado mentalemocional espiritual, sua dieta, seu histórico familiar, seu ambiente e seu estilo de vida antes de realizar um diagnóstico.

Alguns dos tratamentos mais comuns usados por um naturopata incluem:

  • Aconselhamento nutricional
  • Fitoterapia
  • Medicina homeopática
  • Acupuntura
  • Hidroterapia (terapia da água). Essas terapias incluem a ingestão de água natural de fonte, banhos, alternando entre aplicações quentes e frias e exercícios aquáticos, tudo que se considera para estimular a cura e fortalecer o sistema imunológico.
  • Medicina física: essa abordagem natural envolve o uso de toque, compressas frias e quentes, correntes elétricas, e ondas sonoras para manipular músculos, ossos e espinha.
  • Desintoxicação: essa terapia remove toxinas do corpo através do jejum, uso de enemas e ingestão de muita água.
  • Espiritualidade: o desenvolvimento espiritual pessoal é encorajado como parte do programa de saúde geral.
  • Estilo de vida e aconselhamento psicológico: um N.D. pode usar hipnose, imaginação guiada ou outros métodos de aconselhamento como parte de um plano de tratamento.

Naturopatas consideram que os pacientes participam de sua assistência médica, então pode-se pedir que você faça mudanças em seu estilo de vida, como mudar seus hábitos de sono, alimentação e de exercício.

Quais doenças e condições respondem bem á naturopatia?

Como os naturopatas combinam muitas terapias, é difícil destacar doenças específicas que respondam bem à naturopatia. Os naturopatas tratam condições agudas e crônicas de artrite a infecção do ouvido (otite média), de HIV a asma, de insuficiência cardíaca congestiva a hepatite. N.D.s tratam a pessoa por inteiro, ao invés de tratar uma doença ou seu sintoma, focando em ajudar seus pacientes a manterem um estado equilibrado de boa saúde. Por causa dessa abordagem holística, a naturopatia pode ser especificamente adequada ao tratamento de doenças crônicas.

Existe alguma coisa para a qual eu devo estar atento?

Certifique-se de informar ao seu médico (M.D.) sobre qualquer tratamento naturopático, e informe ao seu N.D. sobre quaisquer medicações convencionais que você esteja tomando. Alguns tratamentos podem interagir uns com os outros, e os profissionais da saúde que lhe atendem serão melhor capacitados para tratá-lo se souberem de toda terapia que você estiver usando. Não tome doses altas de nutrientes e ervas sem a supervisão de seu N.D., por causa dos efeitos tóxicos potenciais e interações entre drogas/ervas. Veja as monografias sobre ervas e suplementos individuais para maiores informações. Certifique-se de que seu médico aprove mudanças drásticas em sua dieta, de forma que não prejudiquem sua saúde (especialmente os pacientes muito novos ou muito idosos, e aqueles com certas condições médicas, como diabetes).

O que você achou dessa terapia natural? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Analise.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Deseje boas-vindas ao Equinócio de Outono

Prepare-se para a mudança de estação, um período em que dia e noite terão a mesma duração, este evento chama-se Equinócio e agora aguardamos...

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...

Energização de cristais: armazenando energias positivas

Você acredita na energia que compõem os cristais? Sabe como utiliza-los e principalmente como energiza-los de maneira a recarregar os seus componentes? Veja agora...