Home Estratégia Marketing O que de fato é ser um empreendedor digital?

O que de fato é ser um empreendedor digital?

Você já parou para pensar no termo empreendedorismo digital, ou já se passou pela sua cabeça a ideia de se tornar um empreendedor?

Talvez você já tenha se questionado por que uma grande parcela não consegue atingir aquele ponto. Geralmente, porque há uma falha em alguma das principais características que fazem de uma pessoa uma empreendedora nata.

Muita gente ainda carrega a ideia de que ganhar dinheiro na internet é fácil e de que há muito menos obstáculos para se tornar empreendedor digital do que para se tornar o diretor de uma grande companhia.

O empreendedorismo digital é muito mais do que ganhar dinheiro com algum segmento de mercado. Gosto de dizer que quatro características principais fazem de uma pessoa um empreendedor/a digital de sucesso. Elas são:

  • Coragem para mudanças mais radicais;
  • Visão diferenciada acerca de soluções;
  • Ser proativo;
  • Ter o perfil de um investidor;

Por que um empreendedor digital precisa ter uma visão diferenciada?

O marketing digital se baseia em criar soluções para resolver dores e problemas das pessoas utilizando técnicas que estreitem o relacionamento entre cliente e produtor.

Muitas pessoas não conseguem ter sucesso como empreendedoras porque não conseguem enxergar além. Acabam por criar ou adotar métodos já criados e não muito eficazes para resolver o problema de clientes.

É fácil imaginar porque a grande maioria não consegue. Imagine um grupo dividido em 10 pessoas, sendo que elas recebem a tarefa de esculpir em um pedaço de madeira o rosto de uma personalidade qualquer.

A cada dez pessoas, uma vai conseguir enxergar além e retirar da madeira tudo o que não faz parte do rosto. A diferença é que ela já consegue enxergar o rosto pronto! Já as outras nove pessoas quebrarão a cabeça para imaginar como esculpir algo no pedaço de madeira.

Mudanças são necessárias? Sim!

Além de precisar enxergar além para se tornar um empreendedor digital, é preciso encarar a realidade de que muitas vezes é preciso tomar decisões difíceis para seguir adiante.

E não estou falando somente de mudar de emprego, mas sim de cidade, ou até de estado. Um projeto pode tomar proporções muito maiores do que a esperada e forçar a pessoa a fazer uma grande mudança.

Portanto, antes de ingressar no mercado digital com o intuito de se tornar um empreendedor, pense se você está psicologicamente preparado para mudar essa mentalidade.

Ser proativo também é uma característica intrínseca dos empreendedores digitais. Colocar a mão na massa é um item obrigatório de quem quer atingir a independência financeira através do empreendedorismo.

Em certas ocasiões, ninguém mais poderá cuidar de determinados assuntos dentro da empresa a não ser você mesmo.

Para tanto, é preciso que ao longo do tempo seja investido tempo e dinheiro necessário na própria educação e formação como empreendedor digital.

Participar de simpósios e palestras sempre ajuda a agregar um conhecimento mais do que necessário para enriquecer a carreira aos poucos.

Além disso, investimentos em cursos ou em materiais voltados para diferentes áreas, como economia, finanças, empreendedorismo e até mesmo Direito podem facilitar sua vida em um momento futuro, quando seu projeto tomar dimensões maiores do que aquelas que você esperaria.

Há cada vez mais opções de trabalhos surgindo dentro do mercado digital. Se é uma saída em curto prazo para o desemprego e a crise financeira? Sim, mas talvez não seja a ideal para o longo prazo.

De modo que infelizmente os brasileiros não estejam acostumados a receber educação financeira desde cedo e nem estímulos para se tornarem empreendedores, acabamos ficando atrás de países como os Estados Unidos, que começam a ensinar desde cedo para as crianças.

Porém, com o crescimento constante do mercado digital, fica cada vez mais fácil se inserir no meio, embora a concorrência também aumente cada vez mais.

Se você achar que tem uma ideia boa, mas lhe disserem que você é louco e está no caminho errado, parabéns. Você está no caminho certo para se tornar um empreendedor digital de sucesso!

Se você gostou do artigo de hoje sobre o que diferencia um empreendedor digital, deixe sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais! Fique de olho, em breve traremos novos temas relacionados ao marketing digital para você. Até logo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Saiba o que é Motivação Intrínseca e Extrínseca

Quando falamos de motivação e sua origem, surgem diversos conceitos que auxiliaram muito a compreensão das motivações do ser humano, entre eles existem: 2 “motivações” distintas a Extrínseca...

95% dos seus problemas não existem, saiba o porquê

Provavelmente você deve estar pensando que eu devo estar louco em afirmar algo assim. Posso até ler seus pensamentos agora: “Como esse cara pode falar...

7 livros que todo o empreendedor digital deveria ler

Um bom livro serve de modelo e inspiração e sempre nos traz alguma mensagem que nos faz refletir sobre diferentes pontos de vista, auxiliando-nos...

Lista de e-mail: a melhor forma de conseguir clientes

 A lista de e-mail é algo que você deve priorizar a partir de hoje. Primeiramente, todos sabemos que para vender alguma coisa precisamos de contatos...

5 dicas para aumentar a taxa de abertura no email marketing

O e-mail marketing ainda é sem sombra de dúvida a melhor e mais comprovada técnica de geração de vendas e relacionamento, “O dinheiro está na lista”...