Home Terapia Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos mentais.

Meu amigo você quer ajuda, seja para si mesmo ou para pessoas que você ama? Então continue comigo pois eu sei como ajudá-lo(a), siga-me pois agora lhe mostrarei o caminho.

Entendendo a Psicanálise?

Você só precisa entender que psicanálise é a análise da mente (psico = mente, analise = analisar), o objetivo é entender os processos mentais e como estes ocorrem e ao fazer isso chegou-se à conclusão de que muitos destes processos estão situados na parte inconsciente do nosso cérebro, lembra dos problemas que citei no início, (alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento etc.)? Eles estão exatamente neste local sombrio.

O inconsciente do cérebro é como se fosse um quarto escuro em que ao tentar adentra-lo você tropeça em várias coisas que não sabe o que é, ficando completamente perdido tentando achar lugares para se apoiar. Você não tem nenhum domínio sobre ele e é justamente por isso que os transtornos mentais podem ter alcançado a sua vida. Eles são criados a partir de experiências negativas que você teve no passado e que estão influenciando seu presente e futuro.

Achou tudo isso muito complexo e apavorante? Calma que ajuda vem vindo, logo abaixo vou te dizer quem pode te ajudar e como irá fazer isso! Vem comigo!

O que a Psicanálise pode fazer por mim?

Antes de começar, só quero que fique claro que a Psicanalise é um dos vários métodos de tratamento de transtornos, porém, eu sei que você não me seguiu até agora para que no meio do caminho eu complicasse a sua vida te apresentando alternativas esparsas, você quer algo concreto não é mesmo? É exatamente o que vou lhe dar, mais uma vez, siga-me!

Visualize novamente aquele exemplo do quarto escuro no qual me baseei para explicar o inconsciente, agora imagine que você vai entrar neste quarto com um amigo, alguém em quem você confia e além disso seu companheiro nesta aventura vai estar iluminando o caminho. Vocês entrarão no quarto e irão retirar tudo o que estiver nele trazendo esses objetos misteriosos para a luz para que vocês possam ver do que se tratam estas coisas. Agora vamos colocar o exemplo fictício alinhado à realidade:

O quarto escuro significa a sua mente; o ato de adentra-lo juntamente com seu amigo, significa você cooperando com o psicólogo para que ele entenda a origem do seu transtorno; a luz significa a busca do psicólogo por coisas que façam sentido na ligação entre o seu sofrimento emocional e os fatos contados por você; e por fim, retirar o objeto do quarto escuro trazendo-o para a luz para que você e o seu amigo o analise se refere ao ato do psicanalista de tentar trazer as coisas escondidas no seu inconsciente para o seu consciente, assim você poderá entender a origem do seu transtorno.

Explicar nunca é demais!! Então vamos mais uma vez!

A psicanalise acredita que a origem dos transtornos está no inconsciente, mas devido aos mecanismos de defesa em nossa mente é muito difícil acessar o que está neste lugar confuso, tais mecanismos pode ser a relutância da pessoa em se abrir ou até mesmo o próprio transtorno. Através da terapia da psicanálise é possível fazer com que a pessoa que está sendo avaliada se abra dando informações de sua vida que podem ser cruciais para a identificação da origem do problema. O psicanalista através de assuntos variados iniciará um mero bate papo com seu paciente, mas que possui fundamental importância.Seu objetivo é detectar possíveis fatores determinantes na criação e predominância do transtorno.

Ei não vá embora, você já me acompanhou até aqui, agora vou falar sobre os benefícios que você terá com a psicanálise! Vou ser breve, eu juro!

Benefícios que a Psicanálise tem para você

Além de deter estes tais transtornos, como o tratamento é demorado, pois será necessário mais de uma seção, a terapia da psicanalise diminuirá gradativamente o impacto do sofrimento emocional na sua vida sendo cada vez melhor para você lidar com o tratamento contra o transtorno. Ainda haverá uma melhora na sua qualidade de vida e também nas suas relações interpessoais.

Não perca tempo, se você preza por uma vida melhor não se limite a pedir ajuda! Lembre-se que há sempre pessoas dispostas a te ajudar, mas cabe a você querer ser ajudado, deve ser seu, o primeiro passo para a mudança!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

O que é a Depressão? Quais são as causas e como é feito o tratamento?

Ao contrário do que muita gente ainda pensa a Depressão não se trata de um distúrbio temporário e sim de uma doença grave. Ela é...

Deseje boas-vindas ao Equinócio de Outono

Prepare-se para a mudança de estação, um período em que dia e noite terão a mesma duração, este evento chama-se Equinócio e agora aguardamos...

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...