Home Estratégia Empreendedorismo Saiba o que é Motivação Intrínseca e Extrínseca

Saiba o que é Motivação Intrínseca e Extrínseca

Quando falamos de motivação e sua origem, surgem diversos conceitos que auxiliaram muito a compreensão das motivações do ser humano, entre eles existem:

2 “motivações” distintas a Extrínseca e a Intrínseca

Ambas existem em cada ser humano, motivando-o, mas de igual forma? Quais serão as principais semelhanças e diferenças entre ambas? Qual é a mais mobilizadora e poderosa? E farão as duas o indivíduo igualmente feliz?

Quando se fala em motivação surge inevitavelmente temas como a Pirâmide das Necessidades de Maslow, paralelamente com a distinção entre motivação extrínseca e motivação intrínseca.

Estes dois tipos de motivação, distinguem-se pela sua origem, isto é, se é externa ou interna.

A Motivação Extrínseca

Tem origem em fatores externos ao indivíduo, por exemplo qualquer recompensa monetária. O indivíduo faz a tarefa para ser recompensado ou para não ser castigado. A punição ou o reforço que seria uma recompensa é o “combustível” que faz mobilizar o sujeito.

Óbvio que quando retirado, o sujeito vai deixar de se mobilizar, de estar motivado, visto que não tem nada a ganhar nem a perder se não executar a tarefa. Estudos indicam que este tipo de motivação, é muito inconstante, visto que depende de fatores externos. O indivíduo não gosta da tarefa em si, mas gosta da recompensa que a tarefa ao ser executada lhe pode trazer, o que implica necessariamente pouca satisfação e prazer na execução da tarefa.

Em um experimento clássico, Lepper e seus colaboradores (1973) dividiram um grupo de crianças em três grupos menores: cada um dos grupos recebeu a tarefa de desenhar com canetas coloridas; o primeiro grupo foi informado de que ganhariam um brinde de reconhecimento pelo trabalho, o segundo recebeu um brinde surpresa, sem ter sido informado e o terceiro não recebeu nada.

Os autores observaram que todas as crianças desenharam com as canetas – atividade apreciada pelas crianças – mas as crianças a quem havia sido prometido um brinde desenharam muito menos e com menos entusiasmo do que as outras, o que os levou à conclusão de que a promessa de uma recompensa pelo trabalho diminuiu a motivação intrínseca das crianças em fazer algo que elas gostam.

A Motivação Intrínseca

Tem origem em necessidades e fatores internos ao indivíduo, esta relaciona-se com a sua forma de ser, os seus interesses, os seus gostos. Neste tipo de motivação, não há necessidade de existir recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse para o sujeito, algo que ele gosta ou está relacionado com a forma de ele ser.

Este tipo de motivação é constante e duradoura, visto que depende unicamente do sujeito e não de fatores externos. A tarefa deixa de representar uma obrigação, um meio para atingir um fim (recompensa), para representar um fim em si própria. Como é óbvio, a motivação intrínseca está relacionado com a felicidade e com a realização pessoal.

Estudos acadêmicos mostram que, têm mais sucesso os indivíduos que estão mais motivados intrinsecamente. Temos o exemplo da “aprendizagem significativa” em contexto escolar e como é importante que a tarefa ou a aprendizagem tenha um significado para o indivíduo, só assim teremos prazer em executar a tarefa ou aprender.

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. (Confúcio)

Porém, a motivação intrínseca, sendo algo interno ao próprio individuo é algo subjetivo, logo pode depender da perspectiva de cada um. Pois dois indivíduos perante a mesma tarefa, um pode estar altamente motivado e outro não. Cabe então ao líder da empresa ou ao professor, fazer com que o trabalhador ou aluno encontre nas tarefas e/ou aprendizagens, pontos que vão de encontro aos seus interesses, gostos e formas de ser.

Pais, professores, patrões, lideres, evitem as motivações extrínseca, como recompensas. Optem por coisas que dizem respeito ao interior do indivíduo, algo que tenha significado para ele, encontre-o e transmita-lo. Visto que sozinhas, as pessoas dificilmente o conseguem fazer.

E no seu trabalho, qual é a sua motivação?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Saiba o que é Motivação Intrínseca e Extrínseca

Quando falamos de motivação e sua origem, surgem diversos conceitos que auxiliaram muito a compreensão das motivações do ser humano, entre eles existem: 2 “motivações” distintas a Extrínseca...

95% dos seus problemas não existem, saiba o porquê

Provavelmente você deve estar pensando que eu devo estar louco em afirmar algo assim. Posso até ler seus pensamentos agora: “Como esse cara pode falar...

7 livros que todo o empreendedor digital deveria ler

Um bom livro serve de modelo e inspiração e sempre nos traz alguma mensagem que nos faz refletir sobre diferentes pontos de vista, auxiliando-nos...

Lista de e-mail: a melhor forma de conseguir clientes

 A lista de e-mail é algo que você deve priorizar a partir de hoje. Primeiramente, todos sabemos que para vender alguma coisa precisamos de contatos...

5 dicas para aumentar a taxa de abertura no email marketing

O e-mail marketing ainda é sem sombra de dúvida a melhor e mais comprovada técnica de geração de vendas e relacionamento, “O dinheiro está na lista”...