Home Terapia Síndrome do pensamento acelerado, será que tenho?

Síndrome do pensamento acelerado, será que tenho?

A Síndrome do Pensamento Acelerado(SPA) foi descoberta pelo Psiquiatra Augusto Cury, que estuda a ciência do pensamento. De acordo com ele, a SPA está associada a um quadro de transtorno de ansiedade,

“o excesso de informação satura o córtex cerebral, produzindo uma mente hiperpensante, agitada, com baixo nível de tolerância, impaciente e sem criatividade”.

Porque a Síndrome de Pensamento Acelerado é tão comum?

Nós estamos vivendo uma era na qual estamos constantemente expostos a uma quantidade imensa de informação. O tempo todo somos convocados a estarmos cada vez mais “antenados” em tudo que está acontecendo ao nosso redor. E muitas vezes acabamos nos sentido culpados por não saber qual a notícia do momento.

Esta quantidade massiva de informação, está bombardeando o nosso cérebro, tornando comum, o surgimento de um grande número de pessoas com dificuldades de administrar as suas emoções. Estima-se que 80% da população sofra dessa síndrome atualmente, afetando inclusive crianças, devido a cobranças, expectativas, pressão e tensão.

Dessa forma, a energia que seria destinada aos músculos e demais órgãos do corpo, é consumida pelo cérebro, fazendo com que você se sinta esgotada física e mentalmente. Podendo causar grandes prejuízos, dificultando o desenvolvimento de capacidades essenciais, tais como criatividade, inovação e reflexão.

A SPA não está relacionada com a qualidade do conteúdo dos pensamentos, mas sim com a quantidade deles. O exagero de dados origina o fenômeno inconsciente RAM (registro automático de memória), transformando a mente em um depósito. E esse excesso de pensamentos, entre outros sintomas causa:

  • Dificuldade de concentração
  • Ansiedade
  • Reatividade
  • Irritabilidade
  • Diminuição do foco
  • Prejudica o gerenciamento da rotina
  • Alterações repentinas de humor
  • Cansaço físico excessivo
  • Cansaço mental excessivo
  • Diminuição na qualidade do sono
  • Dores de cabeça constantes
  • Queda de cabelo

Que profissional pode me ajudar?

O diagnóstico correto da Síndrome do Pensamento Acelerado deve ser feito por um psicólogo ou psiquiatra, através da realização de um questionário específico e da escuta dos sintomas e história relatados pelo paciente. Então, antes de se autodiagnosticar procure ajuda profissional.

Como funciona o tratamento?

O tratamento trabalha com duas frentes aliando psicoterapia, medicação (em alguns casos) e estilo de vida. A psicoterapia auxilia na gestão de emoções e controle de pensamentos; a medicação, com o uso de ansiolíticos e antidepressivos ajuda num controle inicial das emoções e diminuição da ansiedade, e a adaptação de hábitos de vida vai incluir prática de atividade física, adaptação da jornada de trabalho, entre outros, pra melhorar a qualidade de vida e ajudar no controle de quase todos os sintomas da SPA.

Além disso, é fundamental organizar a vida, a mente, se ocupar do que realmente importa! Também treinar a mente para a contemplação e o contato com a natureza podem ajudar muito, pode ser através de práticas ao ar livre, como yoga e meditação.

Cuidados com a alimentação, com o corpo e com a saúde também são essenciais. É como diz um famoso ditado: “mente sã, corpo são”. Não deixe de procurar ajuda profissional, caso perceba que não está bem. Lembre-se, em tudo deve haver o equilíbrio.

Gostou do texto de hoje? Já tinha ouvido falar sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado? Conta aqui nos comentários!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Daruma, o amuleto da sorte: Proteja-se do mau olhado e de doenças

Você é do tipo que adora artigos decorativos e ao mesmo tempo é fascinado por esse mundo emblemático? Então siga-me, vamos conhecer um brinquedo...

Osteopatia: Saiba como funciona e seus benefícios

Técnicas manuais que estimulam as articulações e a capacidade de recuperação do corpo sem medicamentos e cirurgias. O que é osteopatia? A osteopatia, ou medicina osteopata,...

Você sabe qual o seu nível de ansiedade?

Responda às perguntas e veja se você é mais uma vítima do "mal do século" Você sabe qual o seu nível de ansiedade? A doença é...

Conheça os sinais da depressão profunda e busque a prevenção

Depressão profunda pode ser tratada com descaso pela família, mas precisa de muita atenção. Um sensação de imensa tristeza, vontade de isolar-se do mundo e de...

Banho de ofurô desintoxica e combate imperfeições da pele

Se você precisa de um momento para relaxar e cuidar de você mesma, o banho de ofurô é ótima opção. Depois de um dia estressante de...