Terapias Holisticas
Essas terapias envolvem o corpo, as emoções e as energias. Foto: iStock, Getty Images

As técnicas ajudam a aliviar o estresse, amenizar dores e trazer outros benefícios para a saúde e o bem-estar.

As terapias holísticas são alternativas de tratamento para todos os tipos de problemas de saúde. A origem do nome vem do idioma grego, em que “holos” significa “todo”, “total”. Essas técnicas não veem o ser humano apenas como um corpo físico, mas como um complexo composto por físico, energético, emoções, mente e a parte espiritual.

Existem diferentes técnicas que são trabalhadas com esse princípio, entendendo que cada um desses níveis afeta o estado e a saúde de uma pessoa. Com as terapias, é possível aliviar o estresse, combater dores e até mesmo auxiliar no tratamento de quadros de depressão.

Terapias Holisticas
Essas terapias envolvem o corpo, as emoções e as energias. Foto: iStock, Getty Images

Entenda o que é terapia holística

As terapias holísticas não tratam uma doença apenas aliviando os seus sintomas físicos, pois se acredita que qualquer mal da carne seja apenas um reflexo do desequilíbrio enérgico ou emocional. Por isso, elas buscam tratar não só o efeito do problema, mas sim detectar a sua origem para tratar os sintomas e também a causa.

Para isso, utilizam-se várias técnicas de trabalhos naturais, que buscam proporcionar equilíbrio por meio da harmonização dos recursos físicos, emocionais e energéticos da pessoa. A maioria das terapias tem origem oriental e ajuda a tratar problemas que vão desde estresse e dores no corpo até depressão e insônia.

As principais e mais comuns terapias holísticas são yoga, shiatsu, acupuntura, tai chi chuan, aromaterapia, reiki, watsu, do-in, cristaloterapia, entre outras. Vale lembrar que é preciso ser um terapeuta holístico especializado na técnica para aplicá-la corretamente.

Alcançando o equilíbrio corporal através da Terapia Holística

Prometo ser breve e por isso já começo perguntando: você tem interesse em qualidade de vida, em elevar o seu corpo ao mais alto grau da palavra bem estar? Tudo isso depende de você, basta que não ignore o meu conteúdo e não o veja como mais um entre muitos outros pois eu acredito no potencial do meu trabalho e lhe garanto que não será uma perca de tempo lê-lo! Venha comigo!

Se você perde a sua fé então perde tudo!

Amigo não se precipite, não irei falar de religião, eu só quero que você saiba que quando deixa de acreditar em si mesmo, no seu potencial, a sua mente se enche de pensamentos negativos que logo se tornam sentimentos dotados de negatividade (raiva, estresse e etc.) e por fim você vai adquirir inúmeras doenças por causa disso. Seu corpo se tornará um sistema de autodestruição, quem diz isso é a Terapia Holística!

Tratando você como um todo!

Primeiramente entenda que você é um conjunto de elementos: Físico; emocional; mental e espiritual e caso haja um desequilíbrio em alguma dessas partes, você estará deixando o seu organismo totalmente aberto e suscetível a contrair doenças oriundas da sua negatividade. É como se seu corpo tivesse o poder de materializar os seus problemas.

Uma terapia de ser humano para ser humano

Sinta-se à vontade para se abrir com o terapeuta pois você não o verá como uma autoridade da saúde cuja a palavra é a única que vale, pois quem vai te atender não é um médico, portanto, este não te considerará um paciente. Ambos são apenas pessoas frente a frente.

Esqueça as formalidades, o receio em falar uma palavra errada, aquele discurso em que apenas um fala e o outro fica feito estátua, inerte!

Energia o dia todo!

Anda se questionando de muito cansaço ao final do dia? Então saiba que com a Terapia Holística você poderá ficar 100% ativo o dia todo e livre daquela moleza que te pega ao final do expediente.

Duvido que depois dessa solução incrível que eu te apresentei, você vai querer ficar como um peso morto sobre a cama!

Xô depressão!

Com o fortalecimento proporcionado por este tratamento divino você vai sentir aos poucos aqueles sentimentos negativos desaparecendo e o seu corpo trabalhando com força total.

Cada dia será infinitamente melhor do que o outro!

Eleve a sua autoconfiança

Permaneça firme sem que as situações desagradáveis o dia a dia abale o seu emocional. Isso e muito mais proporcionados por um método totalmente funcional e indolor.

Principais tipos de terapias holísticas

Yoga

Uma das terapias holísticas mais conhecidas e praticadas é a yoga. Consiste na prática de meditação que combina o bem-estar mental e o condicionamento físico. Com diferentes variações, o método pode trazer benefícios como melhora da postura, alívio do estresse, combate à insônia e controle de problemas circulatórios.

Shiatsu

Uma espécie de massagem, o shiatsu visa a restabelecer a saúde por meio do toque. O terapeuta pressiona, com as mãos e os dedos, os pontos vitais do corpo, chamados de meridianos. A técnica também possui diversas aplicações, como o combate de problemas de evacuação, o controle da TPM e até mesmo a prevenção de gripes.

Acupuntura

Também bastante conhecida, a acupuntura estimula os pontos espalhados pelo corpo, chamados de pontos de acupuntura ou de acupontos. Agulhas são fixadas na pele, sem nenhuma dor ou desconforto. A técnica ajuda a combater enxaqueca, cólica, fibromialgia e estresse, entre outros problemas.

Aromaterapia

Essa é uma das terapias holísticas que se baseiam na fitoterapia, ou seja, no uso das plantas. Ela utiliza óleos vegetais para o tratamento de desequilíbrios, aproveitando o efeito psicológico que os aromas produzem nas pessoas. Auxilia no controle do estresse e no tratamento de dores, por exemplo.

Reiki

O reiki consiste em canalizar a energia vital através da imposição das mãos sobre o paciente, mas sem encostar nele. O terapeuta mentaliza símbolos e mantras e libera uma energia que entra pela sua cabeça, passa pelo chakra do coração e sai por suas mãos, entrando diretamente no chakra da pessoa em tratamento, no ponto em que ela estiver mais precisando.

Você conhece outra terapia holística interessante? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Analise Musicoterapia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here