Home Estratégia Negócios Veja como sair de casa sem passar perrengue

Veja como sair de casa sem passar perrengue

A decisão de deixar a casa dos pais pode ser tão difícil quanto planejar gastos e economizar.

Para muitos jovens adultos, sair de casa é uma das decisões mais difíceis de se tomar. A companhia da família e a estabilidade são tentadoras, mas a liberdade e a independência também podem levar a pessoa a querer se aventurar.

Viver por conta própria pela primeira vez pode ser preocupante e envolve a busca por um novo lar, por novas pessoas para acompanhá-lo e, é claro, realidades diferentes para lidar. Veja a seguir seis dicas que podem mudar sua visão sobre morar sozinho.

Planeje-se para sair de casa

Avise seus familiares de sua decisão

Sair de casa pode ser um choque para a família, principalmente para os pais. Se você está mais velho, isso deve ser menos impactante, mas, caso contrário, prepare-se para ouvir que talvez essa não seja a sua hora. Seja firme em sua decisão e peça o apoio de quem ama.

Faça uma lista de tudo o que você precisa

Parece óbvio, mas uma lista ajuda você a decidir o que realmente é essencial para sua nova casa ou apartamento. Se não tem ideia do que incluir, ande por onde você mora e observe os utensílios que você irá precisar, pelo menos nesse primeiro momento de mudança.

Tenha em mente que você terá gastos

Nem só de móveis o novo lar é feito. Você deve levar em consideração despesas como água, luz, alimentação, telefone, internet, televisão por assinatura e aluguel. A tomada de decisão também deve vir com planejamento pessoal para desembolsar algum dinheiro.

Sair de casa com economia é possível

Priorize o necessário

Na lista de móveis e utensílios para o novo lar, decida se você irá levar algo do seu quarto ou da casa de seus pais. Se a grana for curta e os objetos estiverem em bom estado, aproveite a cama, o guarda-roupa, a escrivaninha e o que você achar necessário. Não precisa recriar seu antigo quarto no novo local, apenas use o que já tem para economizar no primeiro momento.

Agora, se você deseja começar do zero, prepare-se para desembolsar uma boa quantia. Comece pesquisando nas lojas a média de preço dos eletrodomésticos essenciais, como geladeira, fogão e máquina de lavar roupas. Anote tudo e, se preciso, vá em briques confiáveis que vendam peças de segunda mão.

Junte o máximo de dinheiro que conseguir

Nesse passo, você precisará abrir mão de alguns prazeres para economizar – aquele barzinho com os amigos no final de semana, o cinema de todo mês, as incontáveis roupas novas da estação e até mesmo os lanches de todo dia na faculdade. Cada despesa a menos que você tiver somará na conta final do que você terá para sair de casa.

Escolha um local de acordo com sua situação financeira

Uma das principais indecisões de quem deseja morar sozinho é a escolha do lugar: uma casa, um apartamento ou uma república? Sua primeira despesa no mês deve levar em conta o aluguel ou a parcela da quitação do imóvel.

Lembre-se que um apartamento alugado também conta com a despesa de condomínio. Por isso, uma opção para quem deseja sair de casa é dividir o espaço com amigos. As contas ficam mais leves e você não fica o tempo todo sozinho.

E então, vai encarar a aventura? Ou já está nela? Compartilhe sua experiência nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e qualidade de vida aqui no Blog.

Planejamento, economia e responsabilidade são a tríade para sair de casa. Pixabay

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Medicina Integrativa

Chega de palavras difíceis, de ingerir remédios sem saber para que servem! Seja o centro de tudo! Participe de maneira ativa do seu tratamento,...

Psicanálise: Uma tática contra o sofrimento emocional

Alterações constantes de humor, dificuldades de relacionamento profissional ou amoroso, problemas de auto estima, tudo isso são características do sofrimento emocional desencadeado por transtornos...

Terapia Floral: A cura vinda das flores

Você compreende a importância de manter-se equilibrado emocionalmente? Sabia que emoções instáveis podem abalar a sua personalidade e te deixar mais propício a contrair...

Energização de cristais: armazenando energias positivas

Você acredita na energia que compõem os cristais? Sabe como utiliza-los e principalmente como energiza-los de maneira a recarregar os seus componentes? Veja agora...

A cura por cristais através da Cristaloterapia

Mais do que meros artigos de beleza os cristais são emissores de energia capazes até mesmo de curar doenças! Você faz uso deste método?...